Notícias

Mágoas: Novela Kojima vs. Konami ainda não acabou

Empresa não deixa Hideo Kojima em paz.

por Bruna Mattos
Mágoas: Novela Kojima vs. Konami ainda não acabou

Parece que as desavenças entre Hideo Kojima e sua antiga empregadora, a Konami, estão longe de terminar.

O criador da série Metal Gear deixou a empresa em 2015, pouco após o lançamento de “The Phantom Pain”, título que concluiria o arco da história da franquia com mais de duas décadas de existência. O desenvolvedor ficou afastado da divulgação oficial de MGSV e, inclusive, todo o material promocional teve a típica frase “A Hideo Kojima Game” removida.

Konami acredita que está sendo “difamada”

1

Agora, um relatório liberado pela Nikkei e traduzido pelo Kotaku, conta que a Konami continua a trazer problemas para Hideo Kojima.

A Konami teria enviado uma carta para o ex-funcionário em 2016 afirmando que ele “estaria difamando a reputação da empresa de forma injusta”. A atitude seria uma resposta após os comentários de Kojima sobre Metal Gear Survive, o primeiro título anunciado após a saída do criador da série da empresa.

Na época, ele afirmou: “Não sei nada sobre isso [Metal Gear Survive]. É porque não não tem nada a ver comigo, certo? Como eu poderia dizer? Bem, para mim, Metal Gear é sobre espionagem em uma ficção política, sabe? Então, por isso, eu não vejo porque zumbis deveriam aparecer”.

Empresa estaria “boicotando” a Kojima Productions e seus funcionários

2

Aparentemente, a Konami não estaria assediando Hideo apenas através de cartas, mas também no meio empresarial. A Kojima Productions, nova casa do desenvolvedor, está tendo problemas para fazer parte da Kanto IT Software Health Insurance Association, uma associação que oferece plano de saúde e descontos em hotéis e restaurantes para trabalhadores de mais de 7 mil empresas área de tecnologia no Japão.

A Konami teria grandes nomes dentre os líderes da associação, o que estaria fazendo com que os pedidos de ingresso da Kojima Productions fossem constantemente negados.

A Nikkei também denunciou que a Konami estaria supostamente avisando a diversas companhias de tecnologia e de TV para tomarem cuidado ao contratarem seus ex-funcionários após a saída de Kojima e de um grande grupo que fazia parte de seu estúdio dentro da empresa.

Novela sem fim

3

Os motivos do desentendimento entre Kojima e Konami são muito claros, seja pela própria descrição dele sobre o assunto, um comportamento natural dos japoneses, e das pressões da empresa para evitar que detalhes sobre o tema venham à tona.

Acredita-se que profundos desentendimentos tenham acontecido, incluindo a falta de liberdade criativa que Kojima e membros de seu estúdio possuíam dentro da empresa, mesmo sendo um funcionário antigo e com um nome extremamente respeitado na indústria.

Kojima teria sido proibido pela Konami não só de comentar sobre sua saída, mas também de receber um dos prêmios do The Game Awards em 2015. Na época, o troféu foi entregue a Kiefer Sutherland, o dublador de Big Boss em “Phantom Pain”. Em 2016, o criador de Metal Gear foi receber o prêmio de “ícone da indústria” pessoalmente.

O fim da parceria Kojima-Konami levou ao cancelamento de Silent Hills, que envolvia Norman Reedus (o Daryl de The Walking Dead) e Guillermo Del Toro. Na época, o fim do projeto causou uma série de reações online, incluindo do cineasta, que teria mandado a Konami se fo***.

Parceria com a Sony

4

Atualmente, Hideo comanda a Kojima Productions de forma totalmente independente, com uma parceria firmada com a Sony. O estúdio está desenvolvendo Death Stranding, exclusivo do PlayStation 4. O game conta com a participação de Del Toro, Reedus e Mads Mikkelsen.

Hideo Kojima estará presente na E3 2017, mas não deve exibir nenhum conteúdo novo de Death Stranding, infelizmente. O jogo ainda não possui data de lançamento.