Nova patente sugere que PS5 ajustará dificuldade de jogos automaticamente
A patente poderia reduzir dificuldade em games do gênero Soulslike, por exemplo
Segundo nova patente descoberta recentemente, a Sony quer que os jogos de PS5 ajustem seu limite de dificuldade por conta própria, ao invés de os jogadores alterarem manualmente o nível de desafio quando estiverem presos em lutas contra chefões.
Esse documento poderia impactar profundamente na dinâmica durante o gameplay, ao trocar a programação padrão de dificuldade por um sistema de aprendizado que condiz com as habilidades de cada player na hora de enfrentar os perigos de determinado título.
Cada tentativa gerará dados com base nas habilidades e estratégias que os jogadores e chefes usam. Isso, por sua vez, permitirá que o sistema movido por inteligência artificial varie automaticamente os níveis de dificuldade, se adaptando ao estilo de cada um.
Em casos em que o gamer tenha mais problemas em concluir desafios, a IA seria mais tolerante durante o gameplay. Já os mais experientes poderiam ‘sofrer’ com o aumento de nível, com os bosses aprendendo “a contornar um determinado ataque ou padrão de ataque”.
Embora a patente sugira que a Sony está trabalhando na funcionalidade, é bom pontuar que nada foi divulgado de forma oficial até então. Em alguns casos, o registro é necessário apenas para que a empresa proteja as suas criações.
Patente do PS5 pode causar impacto em games Soulslike
Utilizamos acima o melhor exemplo possível de dificuldade em jogos no PS5: Demon’s Souls, assim como a franquia Dark Souls, Sekiro e Bloodborne são games do gênero Soulslike e por si só já apresentam um desafio absurdo.
Não é segredo que muitos jogadores “suam” ao enfrentar os chefões desse gênero, oferecendo desafios que, para serem concluídos, exigem muita paciência e perseverança.
Será que a patente poderia causar um impacto considerável em títulos Soulslike? Não dá para saber, pois quanto maior o desafio, maior é a recompensa nesse estilo de jogo. Então fica aí o questionamento.