Notícias

Nova patente da PlayStation sugere sistema de troféus em jogos retrô

A patente também levantou suspeitas sobre um possível serviço de jogos retrô na geração atual

por Valdecir Emboava
Nova patente da PlayStation sugere sistema de troféus em jogos retrô

Sabe aqueles jogos da PlayStation que nunca tiveram um sistema de troféus? Uma nova patente registrada recentemente pela Sony sugere que  eles podem ter as conquistas habilitadas no futuro. Curiosamente, o documento apareceu depois do anúncio de que a empresa não ofereceria mais suporte à PSN em plataformas como PS3, PSP e PS Vita.

A patente, descoberta ontem (23), mostra um fluxograma sobre como o troféu será concedido aos jogadores. A imagem sugere que a conquista será desbloqueada assim que o jogador ativar gatilhos — que estarão na memória dos jogos. Vale pontuar que o documento visa especificamente “games lançados ou vendidos anteriormente”.

Fluxograma da nova patente de troféus da PlayStation.
(FONTE: Reprodução/Patentscope)

Um método implementado por computador atribui um ou mais troféus a um usuário. Um jogo é emulado em resposta a uma solicitação de um dispositivo cliente. Um gatilho de troféu é detectado durante a emulação do jogo, comparando um valor de memória do jogo emulado com um valor predeterminado e atribuindo um ou mais troféus ao usuário com base no gatilho de troféu detectado.

Um sistema semelhante ao que é proposto pela patente foi utilizado em alguns jogos de PS2 que foram portados para PS4 no início da geração passada. Será que a PlayStation está preparando o terreno para investir pesado na nostalgia e trazer jogos retrô para a nova geração?

Imagem com vários jogos retrô da PlayStation
(FONTE: Reprodução/PlayStation)

Embora a patente sugira que a Sony esteja planejando a funcionalidade, é bom pontuar que nada foi divulgado de forma oficial até então. Em alguns casos, o registro é necessário apenas para que a empresa proteja as suas criações.

E você, caro leitor? Acha uma boa a Sony portar jogos de PS1, PS2 e PS3 para a nova geração? Usaria tal serviço? Comente na sessão abaixo!

Produtor de Tekken estreia talk show e entrevista o “pai” da PlayStation

E por falar em nostalgia e jogos retrô, o diretor veterano da franquia Tekken, Katsuhiro Harada, estreou recentemente um talk show e como primeiro convidado recebeu Ken Kutaragi, o pai da PlayStation. Confira!