Nos anos 90, série FIFA quase virou exclusiva do PlayStation
Relação com a Electronic Arts foi essencial para Sony não negociar por debaixo dos panos
Nos anos 90, um caso inusitado poderia ter mudado o rumo da franquia FIFA, que estava sob “controle” da EA Sports até 2022. De acordo com um dos executivos da Electronic Arts, a série foi oferecida à PlayStation, mas a relação entre as duas empresas foi essencial para a negociação não ocorrer por debaixo dos panos.
O site Time Extension conversou com Tom Stone, ex-vice-presidente de marketing europeu da EA, para um artigo sobre “A Criação do FIFA International Soccer”, onde ele contou sobre um incidente memorável perto da renovação da licença em 1997.
A Sony poderia ter ficado com os direitos da franquia de forma exclusiva, mas Chris Deering, presidente da Sony PlayStation Europe na época, alertou Stone sobre a movimentação.
O incidente, conforme Stone lembra, aconteceu porque a ISL (a empresa na época responsável por licenciar a marca FIFA) havia se aproximado da PlayStation da Europa pelas costas da EA e oferecido a eles o controle dos jogos da marca.
Chris Deering [o presidente da Sony PlayStation Europe na época] se encontrou comigo e disse: ‘Nos ofereceram os direitos do FIFA Soccer’. Eu disse: ‘Você deve estar brincando. Sério? A ISL se aproximou de vocês e perguntou se vocês gostariam de uma licença mundial exclusiva? Depois de tudo o que fizemos por eles?’ Eu estava realmente chateado. Mas Chris me disse: ‘Eu não vou assinar esse acordo a menos que você não consiga chegar a um acordo com a FIFA. Esse é o seu acordo. Você criou isso.’ Obviamente, Chris estava pensando ‘no longo prazo’ no apoio que a EA deu à PlayStation em todo o mundo. Acho que essa teria sido uma conversa interessante se a Sony tivesse assinado esse acordo, no entanto. Acho que a EA teria reagido muito mal a isso.
Sem FIFA, a PlayStation tinha seu próprio jogo de futebol
Naquela época, a PlayStation já tinha sua própria série de futebol: a série Adidas Power Soccer da Psygnosis, patrocinada pela popular empresa alemã de artigos esportivos. Lembra como era o gameplay? Veja no vídeo abaixo:
Por outro lado, isso expõe como a relação entre a EA Sports e a entidade máxima de futebol era frágil. O rompimento só foi acontecer em 2022, após o lançamento do FIFA 23, e agora o título produzido pela empresa passou a se chamar EA Sports FC.
Segundo Marc Aubanel, produtor que trabalhou em vários jogos FIFA nos anos 90 e início dos anos 2000, a EA considerou abandonar a marca décadas antes de isso finalmente acontecer. Porém, sempre houve preocupação entre a equipe de marketing da empresa sobre a dificuldade de rebranding em meio ao seu sucesso.
No final das contas, EA Sports FC 24 tem se mostrado um sucesso nas vendas e a parceria com a PlayStation segue firme. Prova disso é o bundle do PS5 com EA FC 24, que em uma ação da Sony, está saindo com R$ 600 de desconto. Aproveite aqui!