Notícias

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2: nome de manobra é alterado em homenagem ao seu criador

"Mute Air" foi alterado para "Weddle", em homenagem a Chris Weddle

por Vinícius Paráboa
Tony Hawk's Pro Skater 1+2: nome de manobra é alterado em homenagem ao seu criador

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 promete ser uma remasterização fiel aos originais. Entretanto, uma coisinha ou outra pode mudar, como por exemplo, o nome de uma manobra. O “Mute Air” foi alterado para “Weddle”, em homenagem ao criador do truque, que possui deficiência auditiva.

Na prática de skate, um “Mute Air” (“Ar mudo”) acontece quando o skatista segura a parte frontal da prancha enquanto está no ar. A técnica é assinada por Chris Weddle, que a inventou no começo dos anos 80. No entanto, ao invés de ser honrado pelo feito, a comunidade preferiu – intencionalmente ou não – zombar dele.

O próprio Tony Hawk compartilhou a história em seu Instagram pessoal. De acordo com ele, os skatistas se uniram recentemente para alterar a denominação do truque. Isso porque o próprio Weddle foi questionado sobre o assunto e não se mostrou muito confortável a respeito: ele é surdo, não mudo.

https://www.instagram.com/p/CDy21PIJWBZ/

(Weddle) foi muito feliz em sua resposta, mas é óbvio que um nome diferente teria honrado seu legado, pois ele possui deficiência auditiva, não de fala. Eu o perguntei ano passado, enquanto pesquisava a respeito das origens das manobras e ele disse que preferia o nome “deaf” (“surdo”) ou “Weddle” se pudesse escolher. A resposta exata dele foi: ‘eu sou surdo, não mudo!’

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 será lançado no dia 4 de setembro para PS4, Xbox One e PC. Uma DEMO está disponível no console da Sony para quem adquiriu o game em pré-venda.