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NFT de FIFA? EA não está interessada no momento

Electronic Arts disse que está monitorando a valorização do mercado para o futuro

por Raphael Batista
NFT de FIFA? EA não está interessada no momento

O mundo dos NFTs parece ter invadido a indústria de videogames com estúdios aderindo ao mercado e vinculando às marcas de jogos. No entanto, a Electronic Arts vai na contramão e revelou não estar interessada em criar um NFT de FIFA ou de qualquer uma de suas franquias — pelo menos, por agora.

O diretor executivo da editora, Andrew Wilson, reconhece o aumento da popularidade dos chamados “tokens não fungíveis”, mas ele comparou a situação de entusiasmo com as iniciativas 3D e VR no espaço dos games.

A colecionabilidade é formada por quatro métricas: alta qualidade, escassez, autenticidade e um grupo de pessoas que valoriza o conteúdo. Acredito que isso é importante para a indústria e para as experiências que ofertamos. Se isso faz parte do NFT ou blockchains, veremos no futuro e, assim, avaliaremos depois, mas isso não é algo que estamos preocupados agora.

Sem NFT de FIFA, mas há outras opções

Embora a Electronic Arts não esteja criando o NFT de FIFA, outras companhias de jogos aderiram aos tokiens digitais. A Ubisoft anunciou o projeto Quartz que consiste em reunir NFTs jogáveis dentro das franquias e a Konami já arrecadou mais de US$ 160 mil com o mercado digital graças à marca Castlevania.

A comunidade de jogadores pressiona as empresas a recuarem desses projetos, como aconteceu com Troy Baker que abriu mão da ideia dos NFTs focados em sons originais.

O tema causa polêmica, especialmente por causa do impacto da tecnologia ao meio-ambiente: registrar NFTs requer blockchain, que por sua vez, necessita de uma grande quantidade de energia para sua produção (por meio de diversos equipamentos). Com isso, a emissão de carbono prejudica a atmosfera.