Notícias

Após caso Redfall, Microsoft diz não ter tirado jogos do PlayStation

Dona do Xbox esclarece caso Redfall e outras acusações da Sony

por Jean Azevedo
Após caso Redfall, Microsoft diz não ter tirado jogos do PlayStation

A Sony já deixou claro que não confia na Microsoft. O motivo é simples: a dona do Xbox está comprando publishers e fazendo grandes franquias já estabelecidas na indústria se tornarem exclusivas. Após um caso envolvendo Redfall, que teve uma versão de PlayStation 5 “cancelada”, a empresa norte-americana se manifestou.

Primeiramente, vamos contextualizar o “episódio Redfall”. Harvey Smith, diretor da Arkane Austin, disse que a Microsoft, depois de adquirir a ZeniMax Media (dona da Bethesda), pediu aos desenvolvedores, que trabalhavam em uma edição de PS5 do game: “Nada de PS5, estamos focando no Xbox, PC e Game Pass”.

Agora, a explicação é a seguinte: “Não tiramos nenhum jogo do PlayStation”. Foi essa a frase que um representante da Microsoft enviou ao portal GameSpot para esclarecer essas polêmicas. Veja a resposta:

Não tiramos nenhum jogo do PlayStation. Na verdade, expandimos nosso catálogo de jogos que lançamos no PlayStation desde a aquisição da ZeniMax, e os dois primeiros jogos que lançamos após o fechamento foram exclusivos do PS5. Fizemos a mesma coisa desde a compra de Minecraft (Mojang) quando ampliávamos o alcance da franquia. Todos os jogos que estavam disponíveis no PlayStation quando adquirimos a ZeniMax em março de 2021 ainda estão disponíveis no PlayStation e continuamos a fazer atualizações de conteúdo no PlayStation e no PC. Sempre dissemos que as futuras decisões sobre a disponibilidade de jogos ZeniMax para outros consoles seriam feitas de acordo com cada caso.

Segundo a Sony, outros casos como The Elder Scrolls VI e Starfield tiveram o mesmo tratamento. Como a intenção da Microsoft é adquirir a Activision Blizzard, a dona do PlayStation teme que o mesmo se repita com a franquia Call of Duty.

PlayStation no topo! Sony foi a melhor publisher de games em 2022, diz Metacritic

A PlayStation Studios mandou bem no ano de 2022 e a Sony se sobressaiu como a melhor publisher de games no ranking do Metacritic. Saiba mais informações aqui!