Miyazaki passa “95% do seu tempo dirigindo games”, apesar de ser o presidente da FromSoftware
Miyazaki diz que gosta de "por a mão na massa"
Hidetaka Miyazaki é um homem que põe a mão na massa. Apesar de deter o título de presidente da FromSoftware, o dev passa a maioria do tempo trabalhando diretamente nos games da companhia, como diretor.
Em entrevista ao periódico inglês The Guardian, Miyazaki explicou que ser um executivo corporativo não é sua paixão. No passado, ele foi promovido a presidente por causa do sucesso da série Souls.
Eu gosto de ajudar no crescimento e treinamento de diretores mais jovens, nos quais vejo que guiarão a empresa na próxima fase. Mas sentar em um escritório de gestão o dia inteiro não é meu estilo.
Eu realmente coloco a mão na massa e continuo fazendo jogos junto [com a equipe]. Dessa forma, eu espero poder passar meus métodos para uma geração diferente de talentos.
Miyazaki, então, detalhou como divide seu trabalho entre desenvolvedor e executivo. E, pelo menos de acordo com ele, quase não sobra espaço para atuar como presidente.
Eu tenho o título de presidente [da FromSoftware] há quase dez anos, mas diria que 95% do que faço na companhia e como gasto meu tempo é direcionado a criar games e dirigi-los. Usando essa conta, você pode dizer que tenho apenas seis meses de experiência como um executivo!
Na mesma entrevista, Hidetaka ainda comentou sobre a alta dificuldade de seus games. Para ele seria um “erro” diminuí-la, pois “quebraria o jogo”.
O primeiro trabalho de sucesso do dev foi dirigindo Demon’s Souls, RPG publicado no ocidente pela Atlus, que deu início à conhecida série Souls. Eventualmente, o título ganhou um remake pelas mãos da Bluepoint Games, estúdio da PlayStation.
Seu mais recente hit é Elden Ring. O RPG recebeu o prêmio de Game of the Year em 2022 e acaba de ter seu primeiro DLC lançado: Shadow of the Erdtree. Inclusive, a expansão já é considerada a melhor da história, de acordo com sua nota no Metacritic.
Hidetaka Miyazaki gostaria de fazer um RPG tático
Hidetaka Miyazaki revelou que gostaria de produzir um jogo de JRPG mais tático. Em entrevista ao site Rolling Stone, o diretor expressou seu desejo por um projeto diferente, mas ele defende a criação de algo completamente original e não envolvendo as propriedades que pertencem ao estúdio. Leia mais aqui!