Notícias

Ministra do Esporte nega investimento em esports: “não são esportes”

Ana Moser vê esportes eletrônicos como entretenimento: "Ivete Sangalo também treina e não é atleta"

por Thiago Barros
Ministra do Esporte nega investimento em esports:

O Governo Federal não deve reconhecer os esportes eletrônicos como esportes. Segundo a nova Ministra do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, em entrevista ao UOL, sua pasta não irá investir nos esports e nem “dar brecha” para que eles sejam tratados como modalidades esportivas. Ela afirma estar “protegendo o esporte raiz”.

A questão surgiu porque o projeto da nova Lei Geral do Esporte (PL 1.153/2019), de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi aprovado pelo Senado e pela Câmara no ano passado, mas o texto sofreu alterações e precisará ser apreciado novamente pelos senadores.

A questão do esporte eletrônico a nível Federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção [de investir nisso]. A gente lutou ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil fizemos uma ação muito forte junto ao legislativo par ao texto da lei geral não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco

Vale lembrar que, além da Lei Geral do Esporte, os esports têm um projeto de Lei em tramitação no Senado: a PLS 383/2017, que visa regulamentar a prática dos esportes eletrônicos no país.

Esports? “Ivete Sangalo treina e não é atleta”

Para a nova Ministra, que comparou a rotina dos jogadores a de Ivete Sangalo, o desporto eletrônico é entretenimento e diversão. Especialmente porque os jogos “não são imprevisíveis, são uma programação”.

A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte

Segundo aponta o Estadão, a redução dos impostos sobre videogames também pode ser revogada no novo governo. Saiba mais aqui.