Analistas: filme de Minecraft pode lançar tendência de adaptações
Nos últimos anos, está mudando a percepção sobre adaptações de jogos para o cinema
Os analistas de bilheteira esperavam que o filme de Minecraft arrecadasse entre 70 e 90 milhões de dólares no final de semana de estreia nos EUA. No entanto, ele superou as expectativas, fazendo impressionantes 157 milhões e ultrapassando meio bilhão mundialmente no segundo final de semana. E, segundo especialistas, isso pode ser um indício de uma nova tendência de adaptações cinematográficas de games.
Jeff Bock, analista de bilheteira, explicou ao Games Industry que a franquia, com mais de 300 milhões de cópias vendidas, tem uma base de fãs sólida e diversificada, de crianças a adultos. O elenco estrelado, incluindo Jack Black e Jason Momoa, também ajudou a atrair um público mais casual, além dos fãs do jogo.
O lançamento de A Minecraft Movie no começo de abril foi estrategicamente posicionado durante as férias de primavera nos Estados Unidos, sem grandes blockbusters concorrendo, e mesmo com a crítica não tão favorável, registrando apenas 46% de aprovação no Rotten Tomatoes, ele se tornou m fenômeno.
Para Rhys Elliott, da Alinea Analytics, o sucesso de Minecraft segue a onda que o filme de Super Mario iniciou, provando que as adaptações de jogos podem conquistar grandes públicos. “Agora, até os mais céticos em Hollywood terão que reconhecer o potencial dos jogos”, diz Elliott.
Após Minecraft, futuro pode ser de união
Esse fenômeno está mudando a percepção sobre adaptações de jogos para o cinema, com Mario e Minecraftestabelecendo um novo patamar de sucesso. Mas, para garantir a continuidade desse sucesso, é essencial que os estúdios respeitem o material original e lancem o conteúdo na hora certa.
Elliott destaca uma grande oportunidade que ainda não foi explorada: sincronizar o lançamento de adaptações de jogos com novos lançamentos do próprio jogo. Isso não foi feito nem com Mario e Super Mario Wonder, que poderiam ter se beneficiado mutuamente se lançados no mesmo período.
Com o filme de Minecraft caminhando para arrecadar um bilhão de dólares, os analistas sugerem que os jogos são agora uma fonte rica de inspiração para Hollywood. Se os estúdios conseguirem acertar a adaptação e o timing, o sucesso será garantido.