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“Terceira força”, Microsoft vê exclusivos “custando menos” na Sony

Empresa diz que, por ter mais usuários, Sony consegue investir mais nos seus jogos

por Thiago Barros

Em meio à toda a confusão sobre a aquisição (ou não) da Activision pela Microsoft, alguns detalhes das alegações da empresa ao FTC, órgão regulador norte-americano que vem bloqueando o acordo, foram divulgados na Internet nesta quinta(22). E um dos pontos que foram tratados é o “custo da exclusividade”.

Conforme destacado por Florian Mueller, famoso especialista em direitos autorais, a Microsoft citou “poucas vendas” de Redfall e fez questão de ressaltar que a PlayStation tem 8 exclusivos para cada título que só pode ser jogado no Xbox. Segundo a empresa, a fusão com a Activision seria para “equilibrar” esta balança.

“A Xbox e a Activision acreditam que essa fusão pode melhorar os jogos no geral e tornar o Xbox mais competitivo”, diz um trecho do documento.

A companhia reforça que ofereceu à Sony manter Call of Duty no PlayStation de diversas formas, mas nenhuma foi aceita – uma delas, inclusive, levou nove meses para ser respondida. Até o momento, as partes seguem sem acordo, e uma solução judicial deve acontecer durante as próximas semanas.

“Microsoft é terceiro lugar entre três”

Outra alegação da companhia norte-americana, que também já havia aparecido anteriormente, é de que ela é “a terceira fabricante de consoles (entre três)” no mercado atualmente – perdendo para Sony e Nintendo. Por isso, se houvesse certo aumento de marketshare decorrente da fusão com a Activision, não seria nada que pudesse realmente abalar a concorrência.