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Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes não foi compreendido por fãs, diz Kojima

Planejado como um prólogo de Metal Gear Solid 5, game standalone serviu como feedback para a versão final

por André Custodio
Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes não foi compreendido por fãs, diz Kojima

Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, prólogo do quinto e último game da franquia da Konami, celebra nove anos de lançamento nesta segunda-feira (20). Disponibilizado como experiência standalone, o título não teve o mesmo impacto que a versão completa, mas chegou com elementos essenciais sobre o passado de Snake.

Em uma thread compartilhada no Twitter, Hideo Kojima deu mais detalhes sobre a estratégia de desenvolvimento do game. Segundo o CEO da Kojima Productions, o game foi um “experimento” não compreendido pelos fãs e acabou decepcionando por não se provar como um “jogo completo”.

Apesar da frustração, o diretor de Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes afirmou que o curto tempo da campanha fez parte de uma estratégia de lançamento episódico, semelhante à dos jogos da Telltale. Porém, o tempo exigido para o desenvolvimento e a pressa para lançá-lo deu a sensação de uma distribuição quase precoce.

Na verdade, era minha grande intenção lançar GZ. O desenvolvimento de um jogo completo leva de 4 a 5 anos. Os tempos mudam durante a produção. Então pensei em oferecer um formato episódico, como um drama transmitido, onde um episódio é produzido e distribuído. GZ foi feito para ser um experimento.

Aparentemente, o prólogo de Phantom Pain foi encerrado logo no primeiro capítulo. Meses depois, a Konami decidiu lançar a versão definitiva de Metal Gear Solid 5 e incorporou o standalone em um bundle com a intenção de oferecer a história completa da “vingança de Snake”.

Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes e The Phantom Pain estão disponíveis para PS4, Xbox One e PC. Os títulos podem ser jogados na nova geração de consoles via retrocompatibilidade.

Konami foi contra mecânicas em Metal Gear Solid 3

Em outra oportunidade, Hideo Kojima comentou que a Konami dificultou o desenvolvimento criativo de Metal Gear Solid 3. Segundo ele, a empresa não concordou com as ideias do diretor e impôs barreiras para a implementação de algumas mecânicas inovadoras. Clique aqui para saber mais.