Notícias

Vendas de jogos no início de 2023 caem 11% na Europa

Dados mais recentes do mercado europeu também destacam vendas de março, que têm Resident Evil 4 no topo

por André Custodio
Vendas de jogos no início de 2023 caem 11% na Europa

Dados divulgados pelo Games Industry revelam que o mercado de jogos da Europa sofreu uma queda de 11% na venda de games no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Ao todo, 39 milhões de títulos foram comercializados no continente, incluindo cópias físicas e digitais para consoles e PC.

Os índices também destacam os games que ocuparam o topo dos 10 mais bem sucedidos na Europa. Apesar de Hogwarts Legacy estar em primeiro lugar na classificação de janeiro a março, Resident Evil 4 foi o título mais procurado pelos fãs nas lojas.

Confira abaixo os 10 games mais vendidos de março, de acordo com os números do mercado de games europeu:

  1. Resident Evil 4
  2. Hogwarts Legacy
  3. FIFA 23
  4. GTA V
  5. Call of Duty: Modern Warfare II
  6. Red Dead Redemption 2
  7. WWE 2K23
  8. F1 22
  9. NBA 2K23
  10. Rainbow Six Siege

Na contramão dos games, consoles se destacam no mercado de jogos

Em contrapartida à queda nas vendas dos games, o mercado de jogos registrou um aumento considerável na procura dos consumidores. Apenas em março, a busca pelos hardwares cresceu 67%, impulsionada pela maior disponibilidade de chips do PS5 e pelas campanhas da Sony.

como reconstruir o banco de dados no ps5
Fonte: Sony

Com isso, o PlayStation 5 obteve um destaque especial no período referido, já que suas vendas aumentaram cinco vezes no mês, em comparação com a janela do ano anterior. Enquanto isso, as vendas de Nintendo Switch caíram 19% e as de Xbox Series S e X 13%.

Já em relação ao primeiro trimestre, 1,5 milhão de consoles foram comercializados nos países europeus — acumulado de 41% em comparação ao mesmo trimestre de 2022. O PS5 lidera o mercado de jogos com um aumento de 369% ano a ano, seguido pelo Switch (-18%) e pelo Xbox Series (-10%).