Políticos holandeses lançam projeto para impedir loot boxes em jogos de videogame
Seis partidos políticos representaram como as vendas de caixas de saque em games
Um novo projeto de lei, lançado recentemente por políticos holandeses, visa fortalecer o combate às loot boxes na Europa. A moção já está buscando apoio dos deputados e pode impedir a prática no país, tendo como base críticas aos modelos de “jogos de azar” oferecidos ao público infantojuvenil.
A proposta, formalizada por seis partidos políticos — Apelo Democrata-Cristão, a União Cristã, o Partido Popular para Liberdade e Democracia, o Partido Socialista, Democratas 66 e GroenLinks — deve ser aprovada pelo Senado antes de entrar em vigor. Segundo postagem publicada no Resetera, 94 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados e 44 das 75 cadeiras do Senado apoiam as restrições nas microtransações em jogos.
O principal argumento tratado pelos autores do projeto diz que “as crianças nos videogames são manipuladas para investir em microtransações”. Sendo assim, é necessária uma análise sobre a “possibilidade de também proibir essas loot boxes na Holanda e, quando necessário, alterar a lei”, visto suas implicações como uma “forma de aposta”.
A tentativa de barrar o comércio de loot boxes não é a primeira ocorrida no país. Em 2020, a NGA – Netherlands Gaming Authority — havia decretado uma multa para a Electronic Arts, como forma de penalizá-la pela venda de caixas no FUT de FIFA. Porém, a publisher conseguiu recorrer à medida e a anulou, afirmando não infringir as leis de jogos do país.
Mais protestos contra loot boxes
Recentemente, 20 grupos de consumidores de 18 países europeus se reuniram para protestar contra as loot boxes. De acordo com um extenso documento de quase 60 páginas, é necessário haver uma maior regulamentação da prática para evitar vícios predatórios e incentivos com interesse em impulsionar os lucros das empresas envolvidas. Clique aqui para saber mais.
MeuPlayStation está no Google Notícias
Você também pode acompanhar notícias, análises e promoções através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias. Nela, as informações são publicadas em tempo real e contam com uma interface simples e intuitiva de uso. Confira!