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Loot boxes: órgão diz que editoras pagam para influenciadores abrirem caixas

CEO da Online Performs Group foi o responsável pela história.

por Vinícius Paráboa
Loot boxes: órgão diz que editoras pagam para influenciadores abrirem caixas

Recentemente, a Comissão Federal de Trocas (FTC) dos Estados Unidos realizou um grande workshop onde pautou o assunto loot boxes. E um dos tópicos abordados no evento foi polêmico: existem publishers que pagam criadores de conteúdo (streamers e youtubers) para abrirem as tais caixinhas.

Não chega a surpreender, porque muita gente já fala sobre isso nas comunidades de vários jogos onde há loot boxes – como FIFA. E, na reunião, falou-se não só sobre isso, como das supostas manipulações que há nesses packs. Há relatos, também confirmando rumores já antigos, de que eles são alterados para serem mais recompensadores.

O CEO da Online Performs Group, Omeed Dariani foi o responsável por falar sobre o assunto. Ele representou dezenas de streamers e, quando perguntado especificamente a respeito do quanto disso tudo estava exposto, disse:

“Empresas pagam sim para fazer esse tipo de coisa. É muito incomum ser ‘ei, só vá lá e abra um monte de loot boxes’. Mas nós definitivamente vimos isso. Eu estive em uma sala certa vez, com um publisher que disse: ‘podemos melhorar as probabilidades desses packs para esta pessoa (algum streamer) abrir por razões promocionais.”

É válido mencionar que Dariani só presenciou uma única vez algo assim acontecer, portanto não é sabido o quanto essa prática ocorre na indústria dos games. O CEO ainda comentou um pouco sobre a popularidade de conteúdos com aberturas de packs e loot boxes.

“É muito legal né? Você não sabe o que vai sair. Você não sabe se eles conseguirão coisas raras e ei, eu não tenho milhares de dólares para gastar em caixas então vou assistir outra pessoa o fazer e meio que viver isso junto dela”, disse.

Empresas mudarão política de loot boxes

Por falar na FTC, a Entertainment Software Association (ESA) anunciou nesse mesmo workshop, que as três gigantes do mercado de games, Sony, Nintendo e Microsoft mudarão suas políticas envolvendo as caixas de loot.

A mudança virá em algum momento de 2020 e visa deixar mais transparente o setor de microtransações.