Notícias

Velocidade de carregamento impediu Final Fantasy XVI de sair no PS4

Desenvolvedores não quiseram comprometer a qualidade gráfica do jogo e mantiveram-no apenas no PS5

por Thiago Barros
Velocidade de carregamento impediu Final Fantasy XVI de sair no PS4

O PlayStation 4 não aguentou Final Fantasy XVI. Sim, a Square Enix pretendia lançar o título também no console da geração passada, porém não foi possível devido à limitação técnica do videogame lançado em 2013. Quem admitiu este “problema” foi o lendário produtor do game, Naoki Yoshida.

Em bate-papo no canal de YouTube da Academy of Interactive Arts & Sciences, responsável pelos DICE Awards, ele comentou que era um desejo da companhia disponibilizar o título também para os mais de 100 milhões de aparelhos PS4 de todos o mundo. Contudo, infelizmente, isso comprometeria a qualidade do game.

“Tentando eliminar os tempos de carregamento no PS4, estávamos sendo obrigados a reduzir a qualidade gráfica para um ponto inferior ao de (Final Fantasy) XV”, comentou.

Já pensou um Final Fantasy XVI sem ser tão bonito? O jogo entrou no Top 10 de melhores gráficos do ano de 2023 do site especializado Digital Foundry. Isso já diz muito, né? Ou seja, a decisão, apesar de difícil, provou-se bastante correta.

Produtor de Final Fantasy XVI não quer fazer uma sequência

A história de Clive Rosfield e do continente de Valisthea pode chegar ao fim no DLC The Rising Tide, de Final Fantasy XVI. O produtor Naoki Yoshida e sua equipe não teriam planos para uma sequência e já projetariam o futuro da franquia ou o desenvolvimento de uma nova IP.

Nesta mesma entrevista ao podcast AIAS Game Maker’s Notebook, Yoshida revelou que prefere expandir Final Fantasy XIV a criar uma sequência ou spin-off de FF XVI. Essa mentalidade também seria compartilhada pela Creative Business Unit 3, da Square Enix. Leia mais aqui.