Notícias

Lançamento do PS5 no Japão foi o menor dos consoles PlayStation, exceto o PSP

Analista crê que a marca está perdendo força no país

por Vítor Amorim Heringer
Lançamento do PS5 no Japão foi o menor dos consoles PlayStation, exceto o PSP

O analista do Ace Economic Research Institute, Hideki Yasuda, em entrevista ao site GamesIndustry japonês, afirmou que o lançamento do PS5 no Japão foi menor do que qualquer outro console PlayStation, menos o PSP, com base em dados da revista Famitsu. Segundo o especialista, caso o número de vendas se mantenha, o novo videogame venderá bem menos do que o PS4 no país nipônico.

As vendas totais de 240.000 são de longe as mais baixas da história dos consoles domésticos PlayStation. Se isso continuar, as vendas vitalícias do PS5 talvez terminem em menos da metade do PS4.

Yasuda acredita que a marca PlayStation no Japão já não possui a mesma força de antes, principalmente após a Sony mudar a sede da empresa para os EUA. Além disso, se mostra preocupado com o futuro do console no país.

As primeiras tendências do PS5 mostraram que a marca PlayStation no Japão está em declínio decisivo e o Ace Economic Research Institute não pode deixar de ficar desapontado. Olhando para a situação atual, em que a Sony (SIE) não conseguiu enviar PS5 suficientes para o Japão para a temporada de compras de fim de ano, não podemos deixar de estar profundamente preocupados com o futuro do mercado de PlayStation no Japão.

No início de novembro de 2020, um porta-voz da Sony tinha comentado sobre uma matéria da Bloomberg em que mostrava o país de origem sendo deixado de lado no lançamento do PS5. O profissional declarou que o “mercado interno (Japão) continua sendo de extrema importância”. Vale lembrar que o novo console está com estoque limitado em todo o mundo.

PS5 vende 3,4 milhões de unidades nas primeiras semanas

Apesar da polêmica no Japão, o PlayStation 5 é um sucesso comercial globalmente. Segundo números levantados pelo Digitimes, o console teve um belo início no mercado de games: nas quatro semanas após sua estreia, o console vendeu 3,4 milhões de unidades, recorde entre todas as versões de PlayStation. Também de acordo com o site, entre 16 a 18 milhões de videogames devem ser produzidos em 2021.

Os números apresentados neste artigo não são oficiais da Sony.