Notícias

Konami vê mobile, PES e eSports como seus pilares

Meta da empresa japonesa é alcançar o maior número de pessoas possíveis.

por Vinícius Paráboa
Konami vê mobile, PES e eSports como seus pilares

Mobile, PES e eSports são o que mantém a Konami de pé. O presidente filial europeia da empresa deu uma interessante entrevista  ao Games Industry onde comentou a importância dos três segmentos. A meta da companhia japonesa é alcançar o maior número de pessoas possíveis em todas plataformas.

Masami Saso explicou que o sucesso da Konami não se dá apenas nas vendas de Pro Evolution Soccer nos consoles, mas nas diversas frentes comerciais.

Os dispositivos para se jogar games se diversificaram e o número de pessoas que tem a chance de jogar aumentou. Nós temos trabalhado com nossos IPs em diversos dispositivos como as séries de PES para console e mobile, e Yu-Gi-Oh! em cartas físicas e títulos mobile, para alcançar o maior número de pessoas possível.

Saso aponta PES como grande exemplo de como a Konami sempre visou novos lugares para crescer. O jogo de futebol está nos consoles desde 1995, com a audiência aumentando a cada geração de dispositivos. Em 2017, a série resolveu apostar no mobile e foi um golaço. De lá para cá já foram registrados mais de 200 milhões de downloads.

Outro segmento de sucesso é o eSports. Usando o próprio PES como exemplo, a Konami mudou o nome do jogo para a próxima versão: eFootball PES 2020, ressaltando a importância dos esportes eletrônicos. A companhia até está construindo uma nova sede só para atender esta área.

O esporte sempre mudou. Desde os físicos, como corrida, lançamento, chute, até esportes de campo como futebol e beisebol. Com a revolução industrial vieram os esportes a motor, e agora com tamanha tecnologia, os e-sports.

Como qualquer outro esporte, eu acredito que o objetivo dos eSports é ter audiência, milhões de fãs e se tornar uma grande fonte de entretenimento, ainda maior que apenas o video game. Mas por agora, como uma publisher, vemos como um campo de interação e curtição de jogos. Antes de chegarmos no maior objetivo, estamos nos focando em expandir a diversão de jogar, participar e assistir e-sports.

Konami ainda olha para jogos de console com carinho

Nesta mesma entrevista, Masami Saso também tocou em um ponto polêmico: a falta de games produzidos para consoles pela Konami. Ele garante que novidades a respeito serão divulgadas em um futuro próximo.

Mesmo com novas plataformas sendo lançadas, acreditamos que os jogos de console são os mais importantes. Nos desafiamos por ideias inovadoras e tecnológicas em nossos jogos e os aplicamos em outros aparelhos, então continuaremos nos esforçando nos consoles.

Também planejamos aumentar nosso portfólio. Além dos multiplataforma PES e Yu-Gi-Oh!, queremos trabalhar em projetos com outras IPs mundialmente conhecidas no futuro próximo.

Vale lembrar que a Konami renovou recentemente a marca de Silent Hill no Canadá e nos Estados Unidos. Seria umm indício de que o título de terror possa voltar?