Notícias

Konami confirma: Allejo e Gomez eram Bebeto e Romário

Post no Twitter brasileiro de PES mostra jogadores reais que inspiraram os fakes de International Superstar Soccer.

por Thiago Barros
Konami confirma: Allejo e Gomez eram Bebeto e Romário

Em um tempo não muito distante, licenciamento de jogadores para jogos de videogame não era tão simples, e International Superstar Soccer, sucesso da Konami nos anos 90, tinha que criar jogadores fake nas equipes do jogo – que eram apenas seleções. Assim, nasceram a lenda Allejo e vários outros nomes que qualquer gamer da época conhece.

E, claro, todos eles eram inspirados em jogadores da vida real. Alguns, mais fáceis de identificar do que outros. Fuerte, da Argentina, por exemplo, era claramente Caniggia. Sieke, da Alemanha, era Klinsmann. Mas muita gente não se ligava nisso, ou até nem sabia mesmo. Só que agora a Konami resolveu abrir o jogo.

Afinal, boa parte dos jogadores que inspiraram os fakes de ISS têm contratos com a empresa para terem suas versões lendas no Pro Evolution Soccer. Por isso, em uma publicação no Twitter brasileiro de PES, a empresa revelou “quem eram” alguns dos grandes craques dos games nos anos 90 – inclusive Allejo.

1

Como muita gente já esperava, o lendário jogador do Brasil no game era uma “versão” de Bebeto – apesar de muita gente, especialmente depois de ele ter ficado careca, ter certeza de que ele era o Ronaldo Fenômeno. Gomez, por sua vez, era Romário. Raí virou Fontana, enquanto Ricardo Rocha transformou-se em Paco.

Para quem tem curiosidade sobre o assunto, o site PES Neoseeker tem uma lista bem bacana com todos os jogadores fakes e seus correspondentes na vida real. Porém, ela não é oficial da Konami, então é mais um “conhecimento comum” do que algo que tem um carimbo da empresa, como esse último tweet, mas é legal de ver.