Notícias

De Killzone a Horizon: Guerrilla Games celebra 20 anos de sua fundação

Post no PS Blog exalta evolução da desenvolvedora ao longo dos anos

por Jean Azevedo
De Killzone a Horizon: Guerrilla Games celebra 20 anos de sua fundação

A Guerrilla Games está celebrando 20 anos de existência no mercado de games. Ao PS Blog, Jan-Bart van Beek, diretor do estúdio, contou como os planos da companhia foram do Killzone para Horizon com o passar dos anos.

Antes de trabalhar com a PlayStation, a Guerrilla chegou a produzir títulos para Game Boy Color, quando ainda se chamavam Lost Boys. Buscando alçar voos mais altos, eles continuaram evoluindo e para ter ainda mais relevância na indústria:

Como a Guerrilla Games, trabalhamos muito por nós mesmos logo de cara, criando jogos imersivos em 3D com Shellshock: Nam ’67 e Killzone. Inesperadamente, nosso pequeno estúdio foi rapidamente lançado para o cenário global. A corajosa guerra galáctica de Killzone fisgou a imaginação dos jogadores e ficamos orgulhosos de ter deixado uma marca na indústria por ter desenvolvido um jogo de tiro em primeira pessoa para a Sony.

Nixxes Software - Killzone Shadow Falls

Em 2005, a Guerrilla passou a fazer parte dos estúdios first-party da Sony. Killzone foi uma das principais franquias da desenvolvedora por bastante tempo. Mesmo com o sucesso do jogo de tiro, a empresa queria ir mais além:

Quando lançamos Killzone Shadow Fall (2013) para o PS4, tínhamos algumas mudanças em mente. Vínhamos desenvolvendo Killzone com sucesso por quase dez anos e deixar isso de lado era obviamente assustador. Mas estávamos com vontade de fazer algo novo, diferente de tudo que havíamos feito antes.

Guerrilla Games se arrisca com Horizon, uma nova franquia

A Guerrilla Games correu riscos ao escolher Horizon como sua nova franquia. Nos bastidores da E3 de 2015, van Beek chegou a perguntar para Hermen Hulst, atual chefe do PS Studios e ex-dev do estúdio: “e se não funcionar? E se a ideia de lutar contra dinossauros robôs for bobinha?”. 

horizon zero dawn

Hulst simplesmente disse que era tarde demais para se preocupar com isso. A reação da plateia ao vídeo de Zero Dawn foi o suficiente para confirmar que a escolha certa tinha sido feita.

Horizon se consolidou como uma das grandes franquias first-party da PlayStation e já está chegando na casa de 33 milhões de cópias vendidas — somando todos os jogos. 

A história não para por aqui. Hoje, a Guerrilla Games é uma das referências do PS Studios e está compartilhando a Decima Engine com outros estúdios da casa. Os planos para o seu futuro são ambiciosos. Saiba mais aqui!