Notícias

Ken Kutaragi, criador do PlayStation, não curte headsets VR nem “metaverso”

Na visão de Kutaragi, avatares genéricos e headsets VR não são tão legais assim

por Jean Azevedo
Ken Kutaragi, criador do PlayStation, não curte headsets VR nem “metaverso”

Ken Kutaragi, o criador do PlayStation, revelou não ser grande fã de algumas tecnologias presentes no universo gamer. Durante entrevista ao Bloomberg, ele criticou o uso de dispositivos VR e comparou o metaverso com sites de mensagens, devido aos avatares utilizados pelos jogadores.

Kutaragi hoje é líder da Ascent Robotics, startup com base em Tokyo financiada pela Sony e pela SBI Holdings com a missão de aproximar o mundo real e virtual sem o uso de gadgets e com foco na reprodução de hologramas. Apesar de Sony, Apple e outras companhias estarem de olho nos dispositivos VR, ele vai na contramão.

Headsets te isolariam do mundo real, e eu não consigo concordar com isso. Esses dispositivos são irritantes.

Quanto ao metaverso, a crítica de Kutaragi é a seguinte:

Estar no mundo real é bem importante, mas o metaverso é sobre fazer o “quase real” no mundo virtual, e eu não vejo sentido em fazer isso. Você prefere ser um avatar polido ao invés de você mesmo? Isso não é diferente de sites de mensagens anônimas.

Se você não sabe o que é o metaverso e como isso será implementado no futuro, sugerimos este artigo especial do MeuPS:

Sony espera que jogos da Activision continuem chegando ao PlayStation

A Sony reagiu ao recente anúncio da compra da Activision pela Microsoft. A companhia disse esperar que continuem os lançamentos multiplataformas da publisher, mesmo após a conclusão das negociações. Veja!