Notícias

Juiz nega pedido da Microsoft por mais documentos da Sony

Decisão ainda é sobre o processo de compra da Activision pela Microsoft... Não acaba nunca?

por Thiago Barros
Juiz nega pedido da Microsoft por mais documentos da Sony

A aquisição da Activision já foi concluída pela Microsoft, mas as batalhas judiciais envolvendo as companhias e o FTC, órgão regulador norte-americano, seguem na justiça dos Estados Unidos. E no mais recente capítulo da disputa, um juiz negou o pedido da fabricante do Xbox por mais documentos classificados da Sony no processo.

Há alguns meses, a Microsoft “expressou sua decepção com a contínua campanha da Sony contra o acordo com a Activision”, argumentando que a empresa japonesa produziu um documento “selecionado a dedo” em resposta a uma intimação da FTC para se opor à transação. Por isso, acredita que tem o “direito de realizar descobertas para testar as alegações da SIE e busca uma produção específica e direcionada de documentos da SIE relacionados ao Acordo Microsoft-Sony”.

Contudo, a solicitação foi agora negada pelo juiz Michael Chappell, que observou em sua decisão que a descoberta de fatos neste caso foi encerrada em abril de 2023. Segundo ele, não só a Microsoft deixou de solicitar a reabertura da descoberta, como tomou a iniciativa de emitir uma intimação não autorizada à Sony, que não é legalmente aplicável. Por isso, a Sony não pode ser obrigada a produzir os tais documentos exigidos pela Microsoft.

Embora a fusão tenha sido concluída, o FTC ainda está contestando a transação e, na pouco provável possibilidade de obter êxito, a Microsoft pode ser obrigada a desistir da compra.

Negociação da Activision prevê Call of Duty nos consoles Sony

Em relação ao impacto que o acordo trará aos jogadores de PlayStation, os únicos esclarecimentos foram em relação à Call of Duty. Enquanto Diablo, Overwatch, Crash e Spyro seguem uma incógnita, a franquia de tiro chegará ao PS5 e próxima geração durante a década seguinte.

Segundo Phil Spencer, mais novidades serão compartilhadas no futuro.