Notícias

John Madden, ex-técnico que dá o nome à franquia Madden NFL, falece aos 85 anos

Ícone do futebol americano se tornou famoso como técnico do Oakland Raiders e como comentarista das transmissões da NFL

por Vítor Amorim Heringer
John Madden, ex-técnico que dá o nome à franquia Madden NFL, falece aos 85 anos

John Madden, lenda do futebol americano, faleceu na última terça-feira (28) aos 85 anos. O ícone do esporte mais famoso dos EUA dá seu nome à franquia Madden, da Electronic Arts. Ele se tornou famoso como técnico do Oakland Raiders (atual Las Vegas Raiders), quando venceu o Super Bowl XI, e como comentarista das transmissões da NFL para emissoras de televisão.

A notícia da sua morte foi confirmada pela própria National Football League, em seu Twitter oficial. A causa do falecimento não foi divulgada.

A NFL está triste em compartilhar o falecimento do lendário John Madden. Ele tinha 85 anos.

A série de jogos Madden tem uma grande história na indústria. O primeiro game foi lançado em 1988, chamado de “John Madden Football”. O nome atual só começou em 1993, a partir de Madden NFL 94.

Vale lembrar que a franquia conquistou um feito memorável: é o único título de esporte a ganhar o prêmio de “Melhor Jogo do Ano”, com Madden NFL 2004, no Spike Game Awards, este considerado o antecessor do The Game Awards.

A própria liga norte-americana reconheceu a marcante série de games com o nome do ex-técnico.

Mais do que um jogo.

O ex-comentarista também faz parte do Hall da Fama do esporte desde 2006, quando foi condecorado por suas conquistas na carreira.

Homenagens para John Madden

No Twitter, diversas páginas de times, nomes importantes do esporte e até a conta oficial da franquia de jogos homenageou o ícone do futebol americano. Confira:

Hoje, nós perdemos um herói. John esteve em sintonia com o futebol americano por mais de 50 anos. O seu conhecimento do jogo era ultrapassado apenas pelo seu amor por ele, e sua apreciação por todos que já pisaram no campo. Um nobre campeão, um professor disposto e um técnico para sempre. Nossos corações e sentimentos vão todos para a sua família, amigos e milhões de fãs. Ele fará muita falta, sempre lembrado e nunca esquecido.

A família Raiders está profundamente triste com o falecimento do lendário John Madden.

Vin Scully, narrador esportivo

Fiquei triste ao saber do falecimento de John, aos 85 anos. Um dos maiores nomes de todos os tempos, ele me mostrou o caminho durante nossa breve parceria no futebol. Ele sempre foi gentil e encantador. Ele agora pode se juntar a seu ex-parceiro, Pat Summerall, ao chamar os Super Bowls no céu.

O mundo do futebol hoje está celebrando a vida de John Madden, um homem cuja paixão implacável pelo jogo e carreira única deixarão uma marca permamente no esporte. Membro da classe de 2006, Madden morreu na terça-feira. Ele tinha 85 anos.

Uma lenda como técnico. Um ícone de transmissão. Amado pelos fãs de futebol em todos os lugares.

O MeuPlayStation lamenta profundamente o falecimento de um dos maiores nomes da história do futebol americano. Desejamos nossos sentimentos para a família, amigos e todos os apaixonados pelo esporte.