Notícias

Jogos violentos não serão bem-vindos nos Jogos Olímpicos, diz Comitê

Você está fora!

por Raphael Batista
Jogos violentos não serão bem-vindos nos Jogos Olímpicos, diz Comitê

É reconhecido tamanho o avanço que o eSports tem tomado no cenário de competições internacionais. Outrora, jogos eletrônicos eram vistos apenas como entretenimento. Atualmente, são várias as produções voltadas para torneios. Contudo, o Comitê Internacional Olímpico não compartilha das mesmas visões.

Para a Comissão, jogos violentos que possuem elementos de explosões, violência, mortes, não fazem parte dos planos de serem inseridos em Jogos Olímpicos futuramente. De acordo com o presidente do Comitê, Thomas Bach, falando para o South China Morning Post, tais games não reproduzem o espírito olímpico.

Queremos promover entre as pessoas um sentimento de não-discriminação, não-violência, de paz. Isso não combina com jogos que apresentam violência, explosões e morte. É preciso manter uma linha clara sobre isso.

Thomas Bach referia-se a jogos como Dota 2, League of Legends, Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive, Call of Duty, Street Fighter V, todos que possuem características de violência. No entanto, quando tratava-se sobre simuladores de esporte, como FIFA e NBA, o presidente revelou que estão sob consideração.

1
Overwatch apesar de ser um fenômeno, está cortado dos Jogos Olímpicos.

Se todo o mundo está competindo o futebol virtual ou praticando outros esportes virtualmente, então temos alto interesse. Nós esperamos que estes jogadores estejam praticando o esporte em alta performance. Se os fãs ainda praticarem na vida real, então ficaremos ainda mais felizes.

A visão ortodoxa do executivo parece desconsiderar muitos fatores e características, já que jogos como Overwatch e League of Legends por exemplo são focados muito mais no trabalho em equipe do que em violência por si só. Ela é apenas um pequeno componente de algo muito mais amplo.

Além disso, dentro de muitas modalidades olímpicas como Boxe, existem elementos mais agressivos.