Notícias

Diversos jogos de PS Vita são cancelados após anúncio do fechamento da PS Store

Estúdios foram pegos de surpresa com a revelação do fim da loja no PS3, PS Vita e PSP

por Vítor Amorim Heringer
Diversos jogos de PS Vita são cancelados após anúncio do fechamento da PS Store

Pelo visto, o anúncio da Sony sobre o fechamento da PS Store do PS3PS Vita e PSP não foi uma surpresa apenas para os fãs. Diversos estúdios relataram não terem sido avisados sobre o encerramento das lojas e estão cancelando jogos em desenvolvimento para o PS Vita.

A Lillymo Games, responsável pela franquia Habroxia, divulgou que o seu próximo game não contará com uma versão para o portátil. Dessa maneira, Habroxia 2 será o último lançamento para o hardware.

Com a notícia do fechamento da loja do Vita, infelizmente tivemos que cancelar a versão Vita do nosso próximo jogo. A loja será fechada antes que o game esteja pronto, então parece que Habroxia 2 será nosso último lançamento Vita.

Em uma resposta ao comentário de um fã, a produtora confirmou que não foi avisada previamente sobre o fim da PS Store no console.

Kynko: isso é decepcionante, parece que MUITOS desenvolvedores estão chocados com as notícias e a PlayStation nem se incomodou em entrar em contato com ninguém e se preocuparam em apenas fazer suas próprias coisas.

Lillymo Games: você está descobrindo ao mesmo tempo que nós, eu trabalhava em tarefas específicas de Vita nesta manhã.

O estúdio indie The Domaginarium, de El Salvador, contou que precisará trabalhar arduamente para concluir dois projetos até a data limite. Além disso, a empresa teve que cancelar outros jogos para o PS Vita.

Tínhamos alguns projetos que queríamos trazer para ele. Dois de nossos projetos atuais são de dungeon crawlers que estão “mais da metade concluídos”, e podemos trabalhar muito para concluí-los e fazê-los passar pela certificação antes do prazo para que vocês obtenham-nos no final de julho ou início de agosto. Mas, infelizmente, esses serão os últimos dois jogos de Vita que podemos fazer, porque qualquer outro projeto certamente levará mais de três meses para concluir.

A PS Store do portátil lançado em 2011 será encerrada em 27 de agosto. No PS3 e no PSP, isso acontecerá quase dois meses antes, em 2 de julho.

Funcionalidades disponíveis após o fim das lojas no PS3, PS Vita e PSP

Apesar do fim da PlayStation Store nas plataformas, a Sony revelou que alguns recursos ainda estarão acessíveis para os jogadores, como baixar novamente e jogar títulos de jogos comprados anteriormente e resgatar vouchers de jogo e PS Plus. Veja a lista completa.