Jogos por assinatura podem ser ruins para o mercado, diz analista
Streaming pode apresentar risco em países com grande consumo de games.
A indústria dos games pode ter problemas com os jogos por assinatura. Pelo menos é o que pensa Mat Piscatella, conhecido analista do Grupo NPD. A popularidade de tais serviços poderiam desvalorizar os conteúdos existentes, ainda mais em países que consomem muitos jogos.
Piscatella usou o Twitter para reagir às declarações de Jim Ryan, CEO da SIE, que concedeu entrevista a Games Industry recentemente. Na ocasião, o chefão da PlayStation disse que o streaming pode ser uma “ótima oportunidade”. Agora, o analista contrapôs o argumento dele, afirmando que os EUA podem sofrer com isso.
The risk of subscription is in the potential devaluation of content, an issue the rise of dig dist did not face. It relies on a significant expansion of the player base, which could be a challenge when half of US video game players exclusively play f2p games.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) November 7, 2019
O risco das assinaturas está na potencial desvalorização dos conteúdos, um problema que o crescimento da distribuição digital não enfrentou. Se baseia numa expansão significativa do número de jogadores, o que poderá ser um desafio quando metade dos consumidores de videogames nos Estados Unidos jogam exclusivamente títulos gratuitos.
O analista do Grupo NPD também lembrou que nos EUA, 71% da população consome games. Isso significa que os jogos por assinatura podem desvalorizar o mercado norte-americano em relação a mídias físicas e digitais. Por outro lado, países menos desenvolvidos tendem a aceitar melhor a prática de streaming.
Apostar alto nas assinaturas e streaming traz uma enorme oportunidade em termos globais, particularmente em mercados menos desenvolvidos em termos de games. Mas não posso deixar de ver o risco da desvalorização dos conteúdos em mercados gaming mais maduros como os Estados Unidos, onde 71% da população já joga videogames.
Finalizando, Piscatella diz estar satisfeito com o preço do streaming como consumidor. Entretanto, de um ponto de vista analítico, ele crê que será um desafio enfrentar outros mercados.
Enquanto como consumidor estou muito contente com o valor na maioria dos serviços por assinatura no mercado. Uma quantidade incrível de conteúdo disponível por um baixo preço, tanto que é difícil acompanhar todos os novos jogos que ficam disponíveis. Mas é justamente aí que mora o desafio.
E você, caro leitor? Acha que os jogos por assinatura afetarão o mercado de forma negativa? Conte pra gente nos comentários!