Jogos como serviço não afastaram fãs dos single players, diz dev de Fallen Order
Jogos como serviço vêm tomando o mercado de games nos últimos anos.
Jogos como serviço vêm tomando conta do mercado da indústria nos últimos anos. Mas isso não significa, necessariamente, que games single player tenham caído no esquecimento. Pelo menos é o que pensa o diretor de Star Wars JEDI: Fallen Order, Stig Asmussen.
Em entrevista ao LA Times, Asmussen lembra que há alguns anos não se falava em extinção dos títulos lineares para um jogador. Na opinião dele, os jogos como serviço apenas expandiram o mercado, isto sem desinteressarem os fãs de outros estilos.
Em 2014 eu não acho que estávamos falando sobre single players de ação e aventura serem uma espécie ameaçada. Isto é algo que aconteceu enquanto estávamos trabalhando no jogo. Existiu um crescimento nas experiências de game que eram de serviço e as pessoas podiam continuar jogando mais e mais. Entretanto, nós seguimos nossos instintos. Este é o tipo de game que nós iríamos fazer. Houve a expansão dos jogos como serviço no mercado, mas eles não estavam afastando os jogadores que queriam jogar um single player de ação e aventura.
A afirmação do diretor de Fallen Order contrasta com o que já ocorreu na EA Games. Há algum tempo, um projeto single player de Star Wars liderado por Amy Hennig (hoje trabalhando na Skydance) foi cancelado e o estúdio fechado. Na época, “mudanças mercadológicas” acabaram influenciando na decisão.
De lá pra cá, a publisher parece ter mudado de postura, dando toda a liberdade para a Respawn trabalhar em JEDI: Fallen Order. O resultado final valeu a pena, com o título se tornando a maior estreia digital na história da franquia de George Lucas.