Notícias

Ubisoft explica os motivos do jogo do Avatar ser exclusivo de nova geração

Ubisoft promete muita imersão, mapa denso e visuais incríveis para o título baseado no famoso filme de James Cameron

por Vítor Amorim Heringer
Ubisoft explica os motivos do jogo do Avatar ser exclusivo de nova geração

Na E3 2021, a Ubisoft anunciou o aguardado jogo do Avatar, “Frontiers of Pandora“, e confirmou que o título é exclusivo de nova geração. Muitos fãs se questionaram o porquê de não sair para PlayStation 4 e Xbox One. O site IGN fez justamente essa pergunta para dois devs do game.

O diretor criativo do jogo, Magnus Jansén, e o diretor técnico de programação, Nikolay Stefanov, elencaram quatro motivos para o título chegar somente aos novos hardwares: voo, mapa, inteligência artificial e imersão. Confira mais detalhes abaixo:

Visuais incríveis durantes os voos

Como é possível ver no trailer de anúncio do jogo do Avatar, os Na’vi conseguirão montar em criaturas e voar pelos céus de Pandora. Esta mecânica promete ser uma das principais do game e recebeu uma atenção especial da Ubisoft. O objetivo é que os jogadores possam ter uma “vista adorável e renderização de longa distância”, capacidade exclusiva dos novos consoles, segundo Stefanov.

[Os novos consoles nos permitiram] ter detalhes de objetos muito melhores perto de você. Mas também quando você está voando alto – para ter uma vista adorável e renderização de longa distância, onde podemos até usar o traçado de raios para fazer sombras muito distantes, você sabe, a três ou quatro quilômetros de você.

Imagem do mapa visto de cima do Jogo do Avatar com uma floresta densa

Mapa denso

O poder do PlayStation 5 e do Xbox Series também garante que o mundo aberto seja mais denso. Os devs contaram que os videogames da geração passada tinham mapas com muito locais vazios, apenas para poderem fazer uma transição entre regiões encorpadas. Dessa maneira, toda a construção do mapa de Avatar: Frontiers of Pandora criará um universo repleto de conteúdos e atividades.

Inteligência artificial dos NPCs

Uma das principais evoluções que os jogadores esperam para a nova geração é a melhoria da inteligência artificial nos games. Este também é um dos sonhos de ambos os devs. Com o jogo do Avatar sendo exclusivo dos consoles mais recentes, é possível evoluir a tecnologia de todos os seres vivos in-game. Segundo Jansén:

Tecnologia é tudo. É o que nos permite realizar nossos sonhos como designers. É o que nos permite contar nossas histórias e criar a imersão e o escapismo que queremos. Não se trata apenas de escapismo, é sobre perigo também, porque Pandora é um lugar lindo, mas também é um lugar perigoso. Então, a vida selvagem, a IA, a maneira como eles rastreiam você, a maneira como eles atacam você, os avanços da tecnologia e a forma como tiramos proveito da potência de nosso motor Snowdrop interno nos permite [fazer] coisas incríveis que não seriam possíveis [de outra forma].

Stefanov deu um exemplo de que as grandes criaturas terão diferentes reações: ao fugirem ou atacarem os jogadores, elas irão diretamente para bambus e começarão a destruir todo o ambiente. No entanto, quando estiverem calmas, caminharão tranquilamente entre árvores.

1

Imersão sem igual

Por fim, os diretores afirmaram que imersão é mais um motivo para o título ser exclusivo de nova geração. O intuito é tornar Pandora o mais “real” possível, com a “melhor simulação de clima, chuva, animais e renderização”, para os jogadores se sentirem dentro do mundo do game, diz Jansén.

Stefanov deu alguns exemplos mais específicos, mas o destaque ficou para um sistema de iluminação avançado baseado em ray tracing.

Em termos de uma nova geração de consoles, o [hardware] aprimorado nos dá muitas oportunidades de garantir que o jogo seja o mais envolvente possível. Portanto, temos um sistema de iluminação completamente novo baseado em ray tracing e acho que é um aumento dramático na qualidade, que faz você se sentir como se fosse um lugar real.

O jogo do Avatar está planejado para algum momento de 2022. Recentemente, um trailer da PlayStation sugeriu que o game fosse ser disponibilizado para PS4, mas, aparentemente, foi só um erro.