Jogar FIFA pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, revela estudo
Jogar o simulador de futebol também aumenta a frequência cardíaca dos players, o que equivale a um treino moderado
Está estressado ou ansioso? Jogar FIFA é uma boa opção para se sentir melhor, pelo menos de acordo com um estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido. A pesquisa liderada pela doutora Andrea Utley indicou que aproveitar algumas partidas do simulador de futebol reduz a percepção de ambas as condições.
Além disso, os resultados mostram que jogar o game eleva a frequência cardíaca dos players equivalente a um treino moderado. Dessa maneira, pode fortalecer o coração e, consequentemente, melhorar a saúde.
O estudo considerou as três seguintes situações para fazer os testes: jogar contra o computador, jogar contra um jogador conhecido e jogar contra uma pessoa aleatória no online. Em cada uma das circunstâncias há impacto no corpo dos participantes, mas de maneiras um pouco diferentes.
A pesquisa revela haver picos de frustração, estresse e felicidade durante as partidas. No entanto, após terminadas, todos os jogadores relataram uma redução na ansiedade. Confira os seis principais resultados:
- As frequências cardíacas aumentaram até 140 batimentos por minuto, indicativo de um aumento da emoção.
- As respostas da frequência cardíaca foram mais elevadas em toda a linha ao jogar contra um jogador desconhecido, atingindo níveis de um treino cardiovascular moderado.
- A pressão arterial subiu ligeiramente após um jogo contra um jogador desconhecido, indicando um nível de ansiedade e frustração.
- Todos os jogadores demonstraram um aumento na frequência cardíaca durante o jogo.
- 70% dos participantes tiveram uma frequência cardíaca elevada durante o jogo depois que o adversário marcou.
- Apesar de todos os fatores acima, todos os participantes relataram uma redução na ansiedade pós-jogo.
Um gráfico exemplifica que todos os participantes da pesquisa tiveram o nível de estresse diminuído após jogar FIFA. A média, antes de 38, caiu para 30.
Por fim, o relatório conclui que, mesmo em casos de “FIFA Rage” — prática ofensiva de alguns jogadores —, o simulador de futebol pode trazer benefícios para saúde.
Apesar dos resultados de pressão arterial e frequência cardíaca indicarem um aumento na atividade emocional e raiva ao jogar o jogo, os participantes em todo o tabuleiro antes e depois de todos indicaram um declínio na ansiedade. Isso mostra que, apesar da semelhança de experimentar “FIFA Rage”, jogar o jogo pode realmente reduzir a percepção dos jogadores de estresse e ansiedade.
O estudo da Universidade de Leeds teve financiamento da Casino.org, um site de informações para ajudar os jogadores a jogar com segurança.
FIFA vai mudar de nome?
Segundo a Electronic Arts, o nome da franquia pode mudar futuramente. A empresa está explorando novas ideias e revisará o acordo de naming rights com a FIFA. Saiba mais!