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Jogamos: “Padrão Atlus”, Metaphor: ReFantazio agrada em prévia

Testamos alguns momentos diferentes do jogo no Summer Game Fest; confira as impressões

por Thiago Barros
Jogamos: “Padrão Atlus”, Metaphor: ReFantazio agrada em prévia

Os desenvolvedores da Atlus estão em uma sequência inspirada. Depois de produzirem belos remakes da série Persona, trouxeram a versão definitiva de Shin Megami Tensei V e agora apostam suas fichas em mais um RPG de turnos que tem a cara da empresa: Metaphor ReFantazio. Um é pouco, dois é bom, três é demais?

A preocupação é válida: será que não está sendo mais do mesmo? ReFantazio, claro, tem suas características próprias, mas elas são o bastante para diferenciar o game dos seus “irmãos”? Especialmente levando-se em consideração que são títulos longos e lançados quase que “um em cima do outro”.

Metaphor_Dungeon Mode_Story_Screenshot_3

Depois dos testes no Summer Game Fest, a impressão que fica é que Metaphor poderia ser lançado um pouquinho mais pra frente. Talvez no ano que vem. Vir logo depois de Shin Megami Tensei, que na realidade são dois jogos em um, pode afastar uma parte do público por diversos fatores. Mas, claro, isso não quer dizer que o jogo não entregue uma experiência satisfatória.

Pelo contrário.

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Em cerca de uma hora de avaliação, vimos três momentos distintos do game: primeiro, uma introdução de uma quest de história, para dar aquela situada. Bem estruturado, gráficos bonitos, narrativa bacana, tudo nos conformes. Depois, uma dungeon, com uma série de inimigos que precisamos derrotar até chegar a um objetivo – resgatar alguém. Para fechar, uma boss batle intensa e cheia de estratégia, como a Atlus adora fazer.

E o único ponto negativo em meio a isso tudo foi o excesso de telas de loading. É realmente chato ter que lidar com isso, especialmente em um momento onde as empresas estão cada vez mais fazendo soluções criativas para o carregamento – algo possibilitado pela tecnologia de ponta dos consoles da atual geração. Ainda mais em um jogo onde há tantas cutscenes, com diálogos longos e importantes para o jogo.

Metaphor: ReFantazio parece ser exatamente o que se espera dele

Mas isso, obviamente, não tira o brilho de Metaphor: ReFantazio. Destaque para os mapas, que parecem enormes e cheios de atividades, os personagens que despertam curiosidade, assim como a narrativa, e os sistemas de relacionamentos e combates. Tudo funciona como deveria. As batalhas, então, podem ser épicas e desafiadoras – sempre com aquela pegada tática com a assinatura da Atlus.

Metaphor_Dungeon Mode_Battle_Screenshot_4

Infelizmente, uma hora, dividida em três sessões de 20 minutos de momentos tão diferentes do jogo, é pouco tempo para se fazer uma prévia mais completa. Por hora, as primeiras impressões são muito positivas – só que, vale lembrar aqui, eu não joguei Shin Megami Tensei completo ainda, então não sei se vou estar “saturado” do gênero bem quando Metaphor chegar – o que pode ser uma realidade para muita gente.

De qualquer forma, agora é esperar mais novidades e torcer para que ele seja tão bom que cause uma sensação de “outra vez?” e sim de “outra vez!”. As pré-vendas físicas e digitais já estão disponíveis, e  Metaphor: ReFantazio será lançado em 11 de outubro de 2024 para Xbox Series X|S, Windows, PlayStation 5, PlayStation 4 e Steam com legendas em português do Brasil.