Notícias

Jim Ryan exalta importância do Japão na história da PlayStation

Franquias de peso nasceram em terras nipônicas, e o CEO da SIE sabe o peso disso

por Jean Azevedo
Jim Ryan exalta importância do Japão na história da PlayStation

Em entrevista à Famitsu, Jim Ryan, diretor executivo da Sony Interactive Entertainment, falou sobre a importância do mercado japonês para a PlayStation. Segundo o CEO, grandes franquias nasceram no país asiático e a parceria com os estúdios é extremamente relevante.

Ao longo da conversa, a relação entre a publisher e o público nipônico foi citada por diversas vezes. Além de ser o berço da marca, algo a se ressaltar para Ryan, é que “o Japão possui o segundo maior mercado do mundo”. Confira abaixo:

Há mais uma razão pela qual o mercado japonês é tão importante. É porque muitos títulos famosos nasceram no Japão. Existem muitas franquias famosas que brilham em nossa plataforma há quase 30 anos. Tem inúmeras obras-primas desenvolvidas por estúdios e editoras do país. Há também uma longa história de relacionamento entre a SIE e todas as desenvolvedoras e publishers, então, o mercado japonês também é extremamente importante nesse sentido.

Imagem de três jogos que a SIE Japan Studio trabalhou: Demon's Souls, Bloodborne e Gravity Rush

Lançamentos para PlayStation em junho serão interessantes para o público japonês

Jim Ryan também comentou sobre como a diversidade no catálogo para atender diversas regiões é importante. Nesta sexta-feira (19), Ghost of Tsushima ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades comercializadas no Japão, mesmo sendo um jogo voltado para o público “ocidental”.

A próxima leva de games que chegará em junho foi pauta durante a conversa. Segundo ele, apesar de terem um apelo mundial, Street Fighter 6 e Final Fantasy XVI, este exclusivo de PS5, prometem chamar mais atenção do jogador japonês por serem franquias da casa — feitas por Capcom e Square Enix, respectivamente.

Teremos o lançamento de SF 6 e FF XVI, ambos serão grandes e importantes lançamentos ao redor do mundo, mas acho que para os fãs de jogos japoneses, eles terão uma alta afinidade e serão lançamentos especiais.

Ryan aproveitou a troca de ideias com a Famitsu para falar sobre Marvel’s Spider-Man 2. Segundo ele, esse será um lançamento muito empolgante. Saiba mais aqui!