Muita grana: indústria dos games gerou US$ 120,1 bilhões em 2019
Número engloba mobile, PC e consoles juntos.
A indústria dos games teve um 2019 de muito sucesso, financeiramente falando. No ano passado, mais de US$ 120,1 bilhões (cerca de R$ 483 bi na conversão direta aproximada) foram gerados se somadas plataformas mobile, PC e consoles. O número é 3% superior em relação a 2018, mesmo com a menor quantidade de blockbusters sendo lançados.
Os dados divulgados pela Super Data ainda revelam que pelo segundo ano consecutivo, Fortnite foi o título com maiores receitas: US$ 1,8 bi (cerca de R$ 7,2 bi). Houve um declínio em comparação a 2018 (US$ 2,8 bi), mas mesmo assim, ressalta a posição de respeito do Battle Royale no mercado. Jogos free-to-play aliás (graças ao mobile), representaram mais da metade dos ganhos da indústria dos games.
A Super Data também estima que em 2020 haverá um acréscimo de 4% na receita gerada com videogames. Lançamentos como Final Fantasy VII Remake, Resident Evil 3, Marvel’s Avengers, Cyberpunk 2077 e The Last of Us Part II deverão ser os principais responsáveis.
Veja abaixo quanto cada plataforma lucrou em 2019:
- Mobile – US$ 64,4 bi
- PC – US$ 29,6 bi
- Console – US$15,4 bi
- GVC (games em vídeo) – US$6.5 bi
- XR (realidade virtual e afins) – US$6.3 bi
A única nota negativa fica por conta do decréscimo quanto aos lucros de jogos AAA. Como houve menos lançamentos deste calibre, o mercado caiu 5% em relação a 2018, ano com diversos blockbusters como Red Dead Redemption 2, God of War e Marvel’s Spider-Man.
Vale também lembrar: 2020 marca a chegada do PlayStation 5 e Xbox Series X à indústria dos games, portanto, é muito provável que neste período os lucros subam ainda mais.