Notícias

Horizon Zero Dawn no PC agora conta com suporte para DLSS da NVIDIA e FSR da AMD

O patch 1.11 também trouxe melhorias referentes ao sistema de gerenciamento de shaders e reduz travamentos no PC

por Valdecir Emboava
Horizon Zero Dawn no PC agora conta com suporte para DLSS da NVIDIA e FSR da AMD

Através da página oficial no Reddit, a Guerrilla Games revelou que Horizon Zero Dawn no PC agora conta com suporte ao DLSS da NVIDIA (Deep Learning Super Sampling) e ao FSR da AMD (FidelityFX Super Resolution).

Ambas as tecnologias funcionam com base na inteligência artificial para aumentar a resolução de jogos no PC. Dessa forma, permite configurações gráficas mais altas e taxas de quadros mais consistentes sem exigir muito trabalho das placas de vídeo.

Arte oficial de Horizon Zero Dawn
(FONTE: reprodução)

A atualização foi implementada no patch 1.11, que também otimizou o desempenho e aplicou outros ajustes, como melhorias no sistema de gerenciamento de shader. Agora, os travamentos, que ocorriam com certa frequência durante as jogatinas, foram reduzidos.

Notas da atualização de Horizon Zero Dawn para PC

Confira abaixo as notas da atualização de Horizon Zero Dawn no PC:

Melhorias Gráficas

  • Adicionada a tecnologia de upscaling DLSS da NVIDIA.
  • Adicionada a Super Resolução FidelityFX da AMD, substituindo o FidelityFX CAS.

Mudanças na interface de usuário

  • Tela de configurações ajustada para facilitar o processo de adição do DLSS e do FSR.
  • A opção Render Scale foi removida, porém, o mesmo resultado pode ser obtido ajustando a configuração do Método Upscale para Simples e ajustando a Qualidade Upscale.

Melhorias de desempenho

Melhoria no sistema de gerenciamento de shader. Isso resultará em algumas diferenças perceptíveis:

  • Não há mais uma etapa de pré-compilação do shader na inicialização. O jogo sempre compilará shaders durante o carregamento e também em segundo plano.
  • Os travamentos, que costumavam ocorrer devido à compilação do sombreador de fundo, agora foram significativamente reduzidos.
  • Como a compilação do sombreamento ainda está acontecendo em segundo plano, é possível notar que o jogo tem uma maior utilização da CPU enquanto isso está acontecendo.
  • O carregamento de telas aguarda que os shaders necessários sejam totalmente compilados. Isso pode fazer com que as telas de carregamento demore um pouco mais em alguns sistemas.
  • Em máquinas com especificações mais altas e com CPUs mais rápidas, as telas de carregamento normalmente serão mais curtas, devido à compilação de shaders mais eficiente que aproveita melhor as CPUs de última geração.

Tem jogado Horizon Zero Dawn no PC, caro leitor?