Notícias

Site revela detalhes da história e do gameplay de Forspoken

O portal GameInformer teve acesso a uma demo e detalhou a narrativa do RPG

por Jean Azevedo
Site revela detalhes da história e do gameplay de Forspoken

A Square Enix e a Luminous Productions entregarão uma heroína daquelas com Frey Holland em Forspoken. O site Game Informer conversou com os desenvolvedores e teve acesso a uma demo do RPG. Assim como em Horizon Forbidden West, eles detalharam um pouco da aventura de forma antecipada.

A terra de Athia, universo fictício onde o jogo é ambientado, está sendo corrompida por uma maldição chamada Break. As Tantas, antigas governantes desse mundo mágico, eram amadas por todo o povo, mas por algum motivo, se tornaram opressoras, agressivas e abomináveis.

forspoken

Enquanto tudo isso acontecia, Frey levava uma vida conturbada em Nova York. Órfã, sua principal e mais importante companhia vinha sendo seu gato, Homer. No entanto, uma magia ancestral leva a nova-iorquina para Athia e surpreendentemente, ela não foi afetada pelo Break — causando uma revolta entre as Tantas.

Detalhes do gameplay de Forspoken

O Break é capaz de transformar os infectados em criaturas macabras e perigosas à população de Athia. Com intensa movimentação, Frey possui um arsenal de habilidades para lidar com as ameaças.

Com um esquema parecido com o de Ghost of Tsushima, Horizon Forbidden West e Days Gone, o jogador terá uma desaceleração no tempo enquanto escolhe qual das skills usará em batalha. Confira:

A exploração também se apresenta como um dos pontos positivos da jogabilidade de Forspoken. Até mesmo durante as lutas, a forasteira consegue se movimentar bastante, mas solta no mundo aberto, suas habilidades ganham uma utilidade ainda mais ampla.

Antes de chegar à Athia, Frey tinha problemas seríssimos na Terra

Interpretada por Ella Ballinska (Panteras), Frey Holland enfrentará problemas pessoais, além dos dragões e perigos de Athia. Antes de chegar ao universo mostrado no game, ela já tinha de lidar com bastante pressão em Nova York.

captura de tela de forspoken

O roteirista Todd Stashwick acredita que “heróis não podem começar em locais heroicos”. Para isso, uma sequência de situações elaborarão uma visão da protagonista para todos entenderem o contexto de suas decisões precipitadas:

Ela é uma boa pessoa, mas em tempos desesperados, ela se colocou em más circunstâncias. Ela pode ter atingido um ponto físico e emocional sem retorno. Frey, nesse ponto de ruptura, passou a julgar sua própria vida e seu futuro.

Essa metáfora se estenderá por sua história e situações externas. Assim, para que ela se torne uma heroína, ela precisa começar em um lugar menos heroico.

Além de ser perseguida por uma gangue de Hell’s Kitchen, a protagonista de Forspoken tem de dar um jeito nos problemas pendentes com a lei estadunidense. Tudo isso fica ainda mais pesado quando ela é misteriosamente transportada para esse novo lugar. Allison Rymer, outro roteirista do título, falou sobre a protagonista:

Queremos contar uma história sobre humanidade pelos olhos de Frey. Sobre como nos momentos mais sombrios, ainda pode existir esperança e bondade. E é preciso um pouco de ajuda para ver que às vezes é necessário ser jogado em um mundo novo e estranho.

Holland é descrita por Rymer como uma mulher muito insegura. Essa fragilidade, no entanto, será mascarada com um senso de humor muito bem trabalhado. Ao invés de se lamentar por tudo que acontece, na maioria do tempo, a nova habitante de Athia brincará com as situações perigosas em que acaba se metendo.

Forspoken - Frey apanhando
Frey cercada por gangue em Hell’s Kitchen.

Um de seus dilemas na história de Forspoken será uma tomada de decisão capaz de definir seu destino. Ficar em Athia e salvar esse universo que não a aceita tão bem assim, ou apenas utilizar a magia conquistada de forma inesperada e fugir dali? Isso pode mudar ao saber de uma possível ligação entre sua mãe e essa terra mágica.

Forspoken - Frey presa

De qualquer forma, ela já chegou em Athia chamando a atenção das Tantas, foi considerada uma invasora e precisa achar um jeito de lidar com isso tudo. O motivo do Break não afetá-la? Teremos de descobrir ao jogar.

História pode ficar acelerada logo no início de Forspoken

O artigo deu destaque à relação de Frey com Cuff, um bracelete falante, aparentemente não tão amigável com a protagonista, que coloca nos ombros da jovem o dever de combater o Break. Rymer comentou sobre a importância de Cuff na narrativa:

Ambos tem problema com suas relações, mas não da maneira que estão pensando. Frey não consegue tirá-lo. Não importa o quanto ela tente, e acredite, ela tenta, principalmente por Cuff ser muito crítico e exigente. Frey não gosta que lhe digam o que tem de ser feito e eles não se dão bem logo de cara.

No entanto, a história de Forspoken ganha tons dramáticos quando Cuff parece saber algo sobre o passado da estrangeira. Enquanto ele tenta convencê-la de salvar Athia, ela fica relutante em descobrir mais sobre sua mãe e sua ligação com esse planeta misterioso.

Pouco tempo após essa descoberta — descrita pelo portal como algo capaz de deixar Frey abalada —, o próximo evento importante envolve Prev, a primeira Tanta. Bem no início, um confronto entre a aventureira e uma das governantes pode estourar.

Forspoken será lançado no dia 11 de outubro para PS5 e PC.