Notícias

Guilty Gear Strive sofre com hackers às vésperas de torneio importante

Invasores conseguem fazer com que o jogo de luta congele e estão atacando streamers e profissionais

por Thiago Barros
Guilty Gear Strive sofre com hackers às vésperas de torneio importante

O lançamento do crossplay já foi meio conturbado, e agora Guilty Gear Strive vive uma crise ainda pior. Segundo relatos de jogadores nas redes sociais, o jogo tem uma falha de segurança que permite que hackers façam ataques direcionados a quaisquer jogadores.

O hack funciona da seguinte forma: uma pessoa pode ter acesso ao “R-Code”, código único de identificação de cada jogador, de outra pessoa e atacar diretamente aquele perfil no jogo. Como? Simples, é só mudar o nome do alvo no meio de alguma partida. O jogo vai crashar e ele será removido da partida.

Inicialmente, alguns streamers começaram a tentar esconder seus R-Codes enquanto estavam fazendo lives, mas o sistema de follow do Guilty Gear Strive permite que qualquer um te siga e, assim, descubra rapidamente o código.

Além de remover os players de sessões, os hackers também conseguem mandar mensagens no chat in-game pelas contas invadidas, e além de criar falhas de memória que afetam até os modos de jogo offline. Caso isso aconteça, o game fica “injogável”. No YouTube, o usuário Sajam mostrou um pouco do hack:

O uso da tática se intensificou no final do ano passado, e até agora não houve uma correção, apesar dos esforços dos desenvolvedores. O produtor Zack (Shini) publicou no Twitter que está de volta aos escritórios e investigando todos estes relatos.

Grande torneio de Guilty Gear Strive está chegando

O timing para toda essa polêmica não poderia ser pior. O ARC World Tour 2022, com premiações de até US$ 200 mil (mais de R$ 1 milhã0 em conversão direta), está nas etapas qualificatórias, e muitos pros não estão conseguindo jogar de forma correta para treinar. A última chance de garantir uma vaga pro mundial de fato é no mês que vem, e tomara que até lá, tudo esteja funcionando corretamente.