Notícias

“Ousado e inspirador”: GTA III é exaltado por devs do PS Studios

Em post no PS Blog, desenvolvedores da Sony e outros como Capcom e Remedy tecem elogios ao game

por Jean Azevedo

GTA III completou 20 anos de seu lançamento no dia 22 de outubro. Considerado um dos jogos onde a liberdade no mundo aberto foi muito importante para a indústria, uma série de desenvolvedores do PlayStation Studios e de outros grandes estúdios teceram muitos elogios ao game.

Descrito como um “uma mudança ousada de ação” por Sid Shuman, diretor sênior de comunicações da Sony, autor da publicação no PS Blog, o título foi muito exaltado por vários criadores em celebração pelo marco alcançado.

GTA III

Brian Hastings, chefe de estratégia criativa, Insomniac Games, disse o seguinte:

GTA III mudou minha perspectiva sobre o que torna os jogos divertidos. Os jogos sempre foram sobre saltar, matar inimigos, resolver quebra-cabeças e cumprir as tarefas que o desenvolvedor definiu. O GTA III foi o primeiro jogo que você realmente cria a sua própria diversão. 

Segundo Hastings, a experiência com a obra da Rockstar o fez “reimaginar como a exploração e o uso de gadgets e armas abertas no Ratchet & Clank poderiam permitir que os jogadores criassem a sua própria diversão”.

Ron Allen, da Bend Studio, contou sobre a sua história envolvendo o game:

Eu me lembro de ter descoberto o GTA III durante nossa turnê de imprensa para Syphon Filter 3. Havia tanto hype em torno do jogo que era impossível de ele dar certo, sabe? Que erro. Era um hype muito grande em torno do jogo. Realmente abriu nossos olhos para o que era possível.

Allen ainda completa seu testemunho ao mencionar o título como o “jogo que muda sua visão sobre uma indústria”. Assim como os demais, Hideaki Itsuno, diretor da Capcom, também engrandeceu a importância do título:

GTA III foi um jogo com um grau de liberdade surpreendente, lançado em um momento em que estávamos lutando para fazer um jogo de único caminho dentro das capacidades do PS2. Fiquei impressionado com a forma como o jogo foi feito para suportar irregularidades dentro de um sistema maior, em vez de restringi-las e limitá-las para evitar bugs.

Curiosamente, a Capcom foi a responsável pela distribuição de GTA III no Japão. “Como estou feliz de estar do lado deles“, lembra Itsuno ao comentar sobre o lançamento.

Viva Claude! GTA III mudou a indústria

A equipe do MeuPS também deixou sua marca na comemoração de 20 anos de GTA III. Separamos momentos importantes do desenvolvimento e outros dados interessantes sobre o “jogo que mudou a indústria”. Veja!