Notícias

Autoescola? Sony e Polyphony usam Gran Turismo para “ensinar” I.A. a dirigir

Estudos começaram em 2020, e a I.A. já consegue ser melhor que a média humana no modo competitivo de GT Sport

por Jean Azevedo
Autoescola? Sony e Polyphony usam Gran Turismo para

A Sony e a Polyphony Digital estão “ensinando” a inteligência artificial a dirigir utilizando Gran Turismo. A pesquisa liderada por Ryuji Imamura começou em 2020 e capta as informações através de dicas e ao assistir os próprios jogadores competindo.

O estudo é de responsabilidade da subsidiária Sony IA e pretende deixar o veículo ciente da velocidade máxima capaz de ser atingida, com base na física do game e nos elementos de cada pista. Assim, identificando quando acelerar e quanto de força é utilizado em cada trecho das corridas, a I.A. consegue atingir números impressionantes.

IA do Gran Turismo - comparação

O desempenho atual do programa se iguala até aos melhores competidores do modo online de Gran Turismo Sport. Segundo o documento, a I.A. completa um circuito padrão em 3,3 segundos a menos em comparação ao jogador mais rápido e com 4,5 segundos de vantagem em relação à média. 

Colocando a inteligência artificial de GT Sport para competir com a atual pesquisa, identificaram um abismo de 9,5 segundos na performance. A tecnologia pode fazer parte de Gran Turismo 7, mas não há confirmações sobre seu uso final, então, vale aguardar a conclusão do estudo para sabermos do que se trata.

Pistas de Gran Turismo 7 se destacam em vídeo

A Polyphony Digital segue fornecendo conteúdo sobre Gran Turismo 7 com o diretor Kazunori Yamauchi em destaque. Desta vez, ele falou bastante sobre o design das pistas. Confira o vídeo!