Notícias

Gran Turismo é substituído por Assetto Corsa Competizione na FIA Motorsport Games

Muito se especulava sobre a permanência de Gran Turismo nos torneios da FIA e agora foi confirmado que houve a substituição

por Valdecir Emboava
Gran Turismo é substituído por Assetto Corsa Competizione na FIA Motorsport Games

A FIA (Federação Internacional do Automobilismo) anunciou, na última segunda-feira (20), que o Motorsport Games, campeonato anual de eSports da casa, não será realizado em um game da série Gran Turismo, mas sim em Assetto Corsa Competizione. O evento acontecerá entre 26 e 30 de outubro em Marselha, na França.

Com a ausência da FIA em GT 7, muitos membros da comunidade especulavam sobre o retorno da franquia ao torneio. Ainda não foi informado pela organização se as futuras competições também ocorrerão em Assetto Corsa.

veiculo amarelo de gran turismo 7 em pista florestal
(FONTE: reprodução)

A desenvolvedora Kunos Simulazioni também confirmou que produzirá um circuito exclusivo para a competição, que terá 17 categorias de automobilismo — incluindo os eSports. Além disso, pilotos de 146 associações esportivas diferentes prestigiarão o evento francês.

O Motorsport Games ocorreu pela primeira vez em 2019 e na ocasião o game escolhido foi Gran Turismo Sport. Em 2020, o torneio foi remoto por conta da pandemia de COVID-19 — enquanto o de 2021 acabou cancelado. Nesse intervalo de tempo, a Polyphony Digital lançou GT 7, que reduziu drasticamente a marca FIA no jogo.

Os competidores que desejam representar seu país devem entrar em contato com suas respectivas autoridades automobilísticas nacionais, cuja lista completa pode ser encontrada neste link. No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Próximo update adicionará mais três carros ao Gran Turismo 7

Por fim, vale lembrar que o próximo update de Gran Turismo 7 disponibilizará três novos carros na garagem. Aparentemente, as opções serão o Ford Roadster 1932, o Suzuki Vision Gr.3 e o Suzuki Escudo 1998. Saiba mais!