Notícias

Medalha de ouro! Gran Turismo agora é considerado um esporte olímpico

Gran Turismo fará parte da "Olympic Virtual Series", que contará com cinco esportes virtuais

por Jean Azevedo
Medalha de ouro! Gran Turismo agora é considerado um esporte olímpico

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que Gran Turismo fará parte da “Olympic Virtual Series”. O novo evento contará com cinco jogos, dentre eles o simulador da Polyphony Digital. Segundo os organizadores, os nomes selecionados serão elementos encorajadores no desenvolvimento de todas as formas do esporte.

Exclusivo do PlayStation, o simulador de corrida representará a modalidade junto da Federação Internacional Automobilística (FIA). O modelo de operação no evento ocorrerá da mesma forma para os outros títulos: a cada game, uma confederação responsável pela modalidade vai compor a organização.

A Konami trará o beisebol com eBaseball Powerful Pro Baseball 2020, ao lado da World Baseball Softball Confederation (WBSC). A União Internacional de Ciclistas (UCI) terá um MMO chamado Zwift como jogo escolhido. No iatismo, o simulador escolhido foi Virtual Regatta. A World Rowing, que cuidará do remo, está sendo tratada como um evento a parte.

Games como League of Legends e Counter Strike — dois dos mais populares no cenário eSports — acabaram ficando de fora dos planos. Os organizadores seguiram a premissa de que as escolhas “encorajam o desenvolvimento do esporte em sua forma física e não-física”.

Diretor de Gran Turismo quer ir além do realismo

Kazunori Yamauchi, diretor de Gran Turismo, discutiu recentemente quais são seus planos para o futuro da franquia. Pode soar um pouco estranho, mas ele realmente quer “algo mais real que a própria realidade” aos jogadores. Confira aqui a declaração do executivo.