Notícias

Gran Turismo 7: diretor detalha clima dinâmico, conexão com a Internet e mais

Kazunori Yamauchi ainda revelou que os jogadores de PS4 e PS5 poderão jogar entre si por meio do crossplay

por Vítor Amorim Heringer
Gran Turismo 7: diretor detalha clima dinâmico, conexão com a Internet e mais

Em entrevista ao Eurogamer, Kazunori Yamauchi, diretor de Gran Turismo 7, trouxe diversas informações sobre o próximo título de simulação de corridas. Ele revelou que o game terá crossplay entre PS4 e PS5, explicou a razão da campanha necessitar de conexão constante com a Internet, detalhou o sistema de clima dinâmico e muito mais.

A principal razão para a conexão online é para evitar trapaças. Segundo o dev, isso não será exclusivo do GT Café, local onde os usuários farão missões e participarão de corridas pelo mundo.

O requisito para a conexão online não é específico para o GT Café em si — é apenas para evitar trapaças de pessoas que tentam modificar os dados salvos. E apenas para atualizar o próprio recurso, ele tem duas funções. Uma é direcionar o usuário para o próximo objetivo das reuniões e fazer com que os jogadores se envolvam ao obter carros para suas coleções. O outro objetivo é dar pouco da história de fundo para a cultura por trás desses carros que eles adicionaram à sua coleção.

O único modo de Gran Turismo 7 que não exigirá Internet será o Arcade, pois não impactará nos dados salvos do jogo.

Gran Turismo 7: diretor detalha clima dinâmico, conexão com a Internet e mais
Em GT Café, os jogadores poderão gerenciar suas coleções de carros. Foto: Reprodução/Polyphony Digital

Clima dinâmico de Gran Turismo 7

O sistema de clima dinâmico exibido em GT6 voltará para o futuro título, com a promessa de mais emoções nas corridas. Confirmado após o evento PlayStation Showcase, Yamauchi exemplificou alguns momentos importantes nos quais o recurso impactará nos percursos.

A simulação do tempo é, na verdade, uma simulação do tempo, não apenas uma mudança no tempo. Portanto, tem um efeito na física do jogo. Acho que vai ser muito interessante. […] Temos uma simulação de onde a chuva criaria um nível de água sobre a pista. Quando um carro passa por cima dele, ele espirrará (água) para o lado e, assim, as linhas de corrida secarão mais rápido do que as outras partes da pista. Isso é algo que é simulado e afeta a aderência do percurso conforme o tempo passa e a pista começa a secar em lugares diferentes.

Gran Turismo 7: diretor detalha clima dinâmico, conexão com a Internet e mais
Clima dinâmico será aperfeiçoado para Gran Turismo 7. Foto: Reprodução/Polyphony Digital

Os jogadores ainda podem esperar por mudanças na temperatura do ar e da superfície das pistas, e na umidade.

Evolução de GT Sport para GT7

Yamauchi destaca que “tudo o que foi possível fazer no Gran Turismo Sport será possível fazer no GT7“. No entanto, obviamente, o novo game apresentará muitas evoluções para a série, a começar pela jogabilidade e pela conexão com a Internet.

Então, é claro que a precisão dos controles aumentou significativamente. Você sentirá uma grande diferença quando começar a configurar os veículos e aprimorá-los, porque você realmente sentirá uma diferença na resposta desses carros, e acho que isso por si só será uma característica muito agradável do jogo. Acho que isso tornará a condução muito divertida e mais natural.

Outra grande evolução para Gran Turismo 7 ocorrerá em sua versão de PS5. Esta se aproveitará das tecnologias do controle DualSense, como ao recriar as vibrações do freio nos gatilhos adaptáveis, além de exaltar a precisão do acessório e compará-lo a um “volante”.

Apesar dos recursos serem os mesmos no PlayStation 4, o dev destaca a diferença na qualidade. Por fim, ele não comenta sobre um provável suporte do game para PS VR e ainda indica a possibilidade de incluir recursos de jogos antigos, mas disse ser “muito cedo” para falar sobre o assunto.

Gran Turismo 7 chegará no dia 4 de março de 2022.