Ministra do Esporte aceita debater sobre esportes eletrônicos
Após polêmica, Ana Moser entende que é necessário adotar um debate amplo sobre o assunto
Ana Moser, a Ministra do Esporte, voltou a falar sobre os esportes eletrônicos, mas sem polêmicas para os amantes dos eSports desta vez. Segundo ela, realmente é necessário ter um debate mais trabalhado para discutir sobre o assunto dentro do governo.
Em uma audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado realizada no dia 28 de março, transmitida pela TV Senado, a Ministra foi convocada para comentar sobre seus planos para a pasta de Esportes aos senadores presentes. Em uma de suas falas sobre o tópico, ele disse o seguinte (via UOL):
Historicamente o Ministério do Esporte não aprovou os eSports como esporte. Isso já tramitou no Conselho Nacional de Esporte. Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater. Se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo. Todas as relações do esporte eletrônico que precisam ser organizadas, porque é um fenômeno inegável e fortíssimo em termos econômicos, inclusive.
Os esportes eletrônicos “não podem ser tratados só pelo esporte”, diz Moser
Ao que tudo indica, o estudo sobre os eSports deve, enfim, tomar forma em alguma das pastas governamentais. Moser ressalta saber do impacto de uma legislação para defender os interesses dos profissionais da área. Confira:
Os esportes eletrônicos têm implicações em várias áreas, até de emprego e direitos trabalhistas, entre outras questões que estão envolvidas. É um setor importante que não pode ser tratado só pelo esporte, deve ser tratado por outras pastas. A gente está tratando isso dentro do governo. Estamos fomentando bastante para que aconteça o mais rápido possível.
Em janeiro, a Ministra havia dito que não investiria nos esports ou “daria brecha” para que eles sejam tratados como modalidades esportivas. Pelo visto, sua posição está mudando.
O que achou da nova opinião de Ana Moser em relação aos esportes eletrônicos? Comente!