Notícias

Google tentou comprar a Epic Games, segundo documento

De acordo com a papelada, a gigante das buscas teria oferecido um acordo "especial" para a publisher

por Valdecir Emboava
Google tentou comprar a Epic Games, segundo documento

O Google considerou a compra da Epic Games enquanto as empresas discutiam sobre a versão de Fortnite em sistemas Android, de acordo com documentos judiciais que vieram a público recentemente. Supostamente, a intenção seria barrar a concorrência da Play Store (plataforma de aplicativos) e monopolizar o battle royale.

A Epic afirma que a gigante das buscas sentiu-se ameaçada pelos seus planos de contornar a comissão oficial de 30% das vendas do jogo na Play Store. Um trecho do documento diz o seguinte:

O Google chegou ao ponto de compartilhar seus lucros, gerados por monopólio, com parceiros de negócios para garantir seu acordo para eliminar a concorrência; desenvolveu uma série de projetos internos para lidar com o contágio que percebeu a partir dos esforços da Epic e de outros para oferecer alternativas aos consumidores e desenvolvedores competitivos; e até mesmo contemplou a compra de parte ou de toda a Epic para reprimir essa ameaça.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, afirmou que sua empresa não sabia disso na época: Se isso teria sido uma negociação para comprar a Epic ou algum tipo de tentativa de aquisição hostil, não está claro“, publicou no Twitter.

Não sabíamos disso no momento, e por causa da ordem de proteção do tribunal, estamos apenas descobrindo agora sobre a consideração do Google de comprar a Epic para encerrar nossos esforços para competir com o Google Play.

Google teria oferecido um acordo especial à Epic Games

Não está claro se o Google considerou a “aquisição hostil” dita por Sweeney, e os documentos também não dizem se a empresa realmente contatou a Epic Games em busca de uma oferta. No entanto, outro trecho do documento revela que a gigante das buscas ofereceu outras opções à publisher, como um acordo especial:

Um gerente contatou o vice-presidente e cofundador da Epic para avaliar o interesse da Epic em um acordo especial e, entre outras coisas, discutiu “a experiência de obter Fortnite no Android” por meio de download direto.

As notas de chamada da gerente afirmam que ela viu o download direto do Fortnite como “francamente abismal” e “uma experiência terrível”.

Epic Games

Em comunicado ao The Verge, um porta-voz do Google questionou a interpretação dos eventos pela Epic: “O processo da Epic é infundado e descaracteriza nossas conversas de negócios. O Android oferece mais opções em dispositivos móveis para desenvolvedores e consumidores“, disse.