Notícias

Realismo! GOALS promete grande foco na física da bola

Desenvolvedores explicam que animações da Unreal Engine poderiam ser melhoradas para dar mais autenticidade

por Thiago Barros
Realismo! GOALS promete grande foco na física da bola

Simular as reações da bola aos impactos aos quais ela é submetida em uma partida de futebol é, certamente, um dos maiores desafios dos desenvolvedores de um game do esporte. Em GOALS, não é diferente. E a equipe por trás dele, nesta segunda-feira (6), publicou um deep dive sobre esta parte específica da construção do jogo.

Segundo o time, está sendo feito todo um trabalho específico para potencializar as físicas básicas da Unreal Engine. Afinal, as bolas de futebol se comportam de maneiras bem diferentes dependendo de cada circustância, e a ideia de GOALS é conseguir configurar as trajetórias da forma mais realista possível.

Para isso, foram criados seis diferentes “estados da bola”:

  • Drible
  • Previsto no ar
  • Simulado no ar
  • Simulado no chão
  • Previsto no chão
  • Com a bola parada

Os “previstos” são os caminhos mais personalizados, enquanto os “simulados” são aqueles em que tudo fica mais na conta da Unreal. Nos dribles, talvez, esteja a maior dificuldade. Afinal, é preciso combinar tudo isso aos movimentos realizados pelo jogador enquanto conduz a bola.

“GOALS será bom de jogar e melhor ainda de assistir”

“O futuro do futebol. Free to play, para todas as plataformas e com gameplay em primeiro lugar”. É assim que o site oficial de GOALS descreve o jogo que quer mudar o mercado dos games do esporte bretão para sempre. Em um VLOG de desenvolvedores do título, a equipe de game design falou um pouquinho sobre o desafio de estar trabalhando nesta missão tão árdua, mas que pode ser extremamente recompensadora para a comunidade. Saiba mais aqui.