Ghost of Yōtei: Sucker Punch revela como trará cultura e detalhes sobre o povo Ainu
Experiências reais vividas em pesquisas de campo pela equipe responsável por Ghost of Yōtei marcam toda a imersão que nos aguarda
A ambientação e outros detalhes de Ghost of Yōtei foram construídos com base em experiências reais. Desenvolvedora norte-americana, a Sucker Punch apostou em uma imersão direta no Japão para respeitar tradições, retratar a cultura Ainu com cuidado e dar autenticidade ao novo exclusivo da PlayStation.
A jornada começou com um simples gesto: subir uma montanha ao lado de uma consultora Ainu e sua família. Durante a colheita de vegetais selvagens, os membros do estúdio deixaram de lado as câmeras e se conectaram com o ambiente. Foi ali que surgiu a ideia de incluir esse momento no jogo.
“Queríamos que os jogadores compartilhassem dessa experiência”, explicou Nate Fox, co-diretor criativo. A visita ao Museu Ainu de Nibutani aprofundou a equipe no uso de objetos cotidianos e rituais do povo indígena da região de Hokkaido, onde se passa o jogo.
Espere ambientações super realistas (e fiéis) em Ghost of Yōtei
As expedições também passaram pela Península de Oshima, marcada pela forte presença do clã Matsumae em 1603. A observação da paisagem ajudou a definir os contrastes no jogo: áreas vastas e inabitadas versus regiões fortemente influenciadas pelos colonizadores Wajin.
No encerramento da viagem, a equipe visitou o Santuário Toshogu em Nikko, dedicado a Tokugawa Ieyasu. Lá, Ghost of Yōtei recebeu uma bênção espiritual. Segundo Fox, os amuletos obtidos permanecem no estúdio como símbolo da importância dessa vivência na criação do jogo.
Animado para conhecer logo essa aventura e entender o que motiva Atsu? Ghost of Yotei será lançado em 2 de outubro de 2025.