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Ghost of Yōtei: Sucker Punch revela como trará cultura e detalhes sobre o povo Ainu

Experiências reais vividas em pesquisas de campo pela equipe responsável por Ghost of Yōtei marcam toda a imersão que nos aguarda

por Jean Azevedo
Ghost of Yōtei: Sucker Punch revela como trará cultura e detalhes sobre o povo Ainu

A ambientação e outros detalhes de Ghost of Yōtei foram construídos com base em experiências reais. Desenvolvedora norte-americana, a Sucker Punch apostou em uma imersão direta no Japão para respeitar tradições, retratar a cultura Ainu com cuidado e dar autenticidade ao novo exclusivo da PlayStation.

A jornada começou com um simples gesto: subir uma montanha ao lado de uma consultora Ainu e sua família. Durante a colheita de vegetais selvagens, os membros do estúdio deixaram de lado as câmeras e se conectaram com o ambiente. Foi ali que surgiu a ideia de incluir esse momento no jogo.

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“Queríamos que os jogadores compartilhassem dessa experiência”, explicou Nate Fox, co-diretor criativo. A visita ao Museu Ainu de Nibutani aprofundou a equipe no uso de objetos cotidianos e rituais do povo indígena da região de Hokkaido, onde se passa o jogo.

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Espere ambientações super realistas (e fiéis) em Ghost of Yōtei

As expedições também passaram pela Península de Oshima, marcada pela forte presença do clã Matsumae em 1603. A observação da paisagem ajudou a definir os contrastes no jogo: áreas vastas e inabitadas versus regiões fortemente influenciadas pelos colonizadores Wajin.

No encerramento da viagem, a equipe visitou o Santuário Toshogu em Nikko, dedicado a Tokugawa Ieyasu. Lá, Ghost of Yōtei recebeu uma bênção espiritual. Segundo Fox, os amuletos obtidos permanecem no estúdio como símbolo da importância dessa vivência na criação do jogo.

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Animado para conhecer logo essa aventura e entender o que motiva Atsu? Ghost of Yotei será lançado em 2 de outubro de 2025.