Gastos com jogos digitais alcançaram US$ 127 bilhões em 2020
Mídia digital teve aumento de 12% em relação a 2019
Segundo o relatório anual da SuperData (via GamesIndustry), os gastos com jogos digitais tiveram um aumento de 12% e atingiram US$ 127 bilhões em 2020. Do total, US$ 73,8 bilhões vieram de dispositivos móveis, US$ 33,1 bilhões de PCs e US$ 19,7 bilhões de consoles. Além disso, conteúdos de videogames geraram US$ 9,3 bilhões, com mais de 1,2 bilhão de espectadores em diversas plataformas.
Os títulos gratuitos foram responsáveis pela maior receita digital, com US$ 98,4 bilhões, ou 78% do total, um aumento de 9% em relação a 2019. Já os games pagos, arrecadaram US$ 24,5 bilhões, uma participação menor, mas que tiveram aumento de 28%.
Destacam-se Call of Duty: Modern Warfare, FIFA 20 e GTA V – principalmente pelo modo online. Além disso, Cyberpunk 2077 teve apenas três semanas para garantir uma receita de US$ 609 milhões.
A SuperData espera que a mídia cresça 2% em 2021, indo para US$ 142 bilhões, com novos hábitos de compra e os bloqueios devidos à COVID-19 permanecendo.
Top 10 receitas de jogos digitais pagos:
- Call of Duty Modern Warfare – US$ 1,91 bilhão
- FIFA 20 – US$ 1,08 bilhão
- Grand Theft Auto V – US$ 911 milhões
- NBA 2K21 – US$ 889 milhões
- NBA 2K20 – US$ 771 milhões
- Call of Duty: Black Ops Cold War – US$ 678 milhões
- Animal Crossing: New Horizon – US$ 654 milhões
- Cyberpunk 2077 – US$ 609 milhões
- The Sims 4 – US$ 462 milhões
- Doom Eternal – US$ 454 milhões
Top 10 receitas de jogos digitais free to play:
- Honor of Kings – US$2,45 bilhões
- Peacekeeper Elite – US$2,32 bilhões
- Roblox – US$2,29 bilhões
- Free Fire – US$2,13 bilhões
- Pokemon Go – US$1,92 bilhão
- League of Legends – US$1,75 bilhão
- Candy Crush Saga – US$1,66 bilhão
- AFK Arena – US$1,45 bilhão
- Gardenscapes: New Acres – US$1,43 bilhão
- Dungeon Fighter Online – US$1,41 bilhão
Indústria dos games supera cinema e esportes em 2020
A COVID-19 impactou severamente vários dos segmentos de entretenimento em 2020. Por conta das restrições sociais, cinemas e estádios não puderam receber público neste ano. Já as vendas de jogos na indústria dos games cresceram 20% no período, nos EUA, chegando a US$ 179,1 bilhões – em 2019, o número era de US$ 120,1 bi.