Notícias

Pesquisa aponta que o número de gamers entre 55 e 64 anos está aumentando

O número de jogadores com a faixa etária entre 55 e 64 anos aumentou 32% desde 2018

por Valdecir Emboava
Pesquisa aponta que o número de gamers entre 55 e 64 anos está aumentando

A pandemia intensificou a procura pelos videogames e isso ficou claro, pois os gamers ficaram mais dentro de suas casas. Segundo pesquisa realizada pela Global Web Index (GWI) — que entrevistou 19.500 pessoas de várias regiões —, esse tipo de entretenimento tem atraído outros perfis, principalmente de pessoas com idades entre 55 e 64 anos.

O relatório (via GamesIndustry.biz) revelou que o grupo demográfico de pessoas com as idades mencionadas acima cresceu 32% desde 2018. Além disso, 86% dos gamers com conexão de Internet usam a web para jogar e 24% dos avós e pais classificam as jogatinas como um “tempo para a família”. O vice-presidente de jogos da GWI, David Melia, diz o seguinte:

Os jogadores são frequentemente retratados na mídia de uma certa maneira, mas como acontece com muitos estereótipos, eles não são necessariamente quem você pensa que são.

Não é nenhuma surpresa que o público envelheça — afinal, muitos começaram a jogar décadas atrás. Logo, os gamers que se apaixonaram pelo hobby naquela época estarão, obviamente, amadurecendo com o tempo.

Um exemplo que representa esse perfil de jogador é o ator brasileiro Antônio Fagundes, 71 anos, que diz ter ficado “sem dormir por uma semana” por conta de God of War. Veja o vídeo abaixo:

https://youtu.be/RsZsMrCQjyI?t=16

Tem o costume de se reunir com a família para uma amistosa jogatina, caro leitor? Pretende manter a tradição até chegar na casa dos 50 anos? Comente na sessão abaixo!

Pesquisa aponta que 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no isolamento social

Talvez, a realidade brasileira não seja tão diferente assim. A edição de 2021 da Pesquisa Game Brasil (PGB) apontou que 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais durante o período de isolamento social — e podemos presumir que parte desse público seja idoso. Veja mais detalhes da pesquisa!