Notícias

Patente da Sony sugere funções de escrita e desenho no DualSense

Recursos seriam vinculados ao touchpad e implementariam um sistema inteligente de rastreamento

por André Custodio
Patente da Sony sugere funções de escrita e desenho no DualSense

Uma patente recém-publicada pela Sony Interactive Entertainment sugere a chegada de funções de escrita e desenho ao DualSense. De acordo com uma das imagens do arquivo, o controle do PS5 seria capaz de registrar caligrafia e armazenar textos em uma base de dados, simulando “coordenadas de movimento” semelhantes às de um computador.

O projeto foi arquivado originalmente em novembro de 2020, mas teve publicação recente e apareceu na internet em 2 de junho. Sua descrição indica que as tecnologias estavam com implementação prevista para o DualShock 4, mas a impulsão na produção dos consoles de nova geração torna improvável uma compatibilidade com o hardware do PS4.

O controle teria “um touchpad para inserir texto com um alfabeto do tipo ‘palm graffiti’ ou ‘unistrokes'” e conseguiria salvar letras como arquivos “postscript”. Esse tipo de texto, popular nos meios de linguagem de programação, permitiria a visualização de informações modificadas em telas e monitores, algo que favoreceria a compreensão das coordenadas do cursor.

patente de desenho e escrita dualsense
Fonte: SIE

“Um aparelho inclui pelo menos um processador programado com instruções para receber sinais de entrada de um trackpad de um controlador de simulação de computador. Os sinais de entrada representam as coordenadas de movimento em relação ao trackpad”, informa o documento.

Vale lembrar que a imagem e as informações são apenas registros de uma patente. Dessa forma, não há nada confirmado sobre um possível upgrade nos recursos do DualSense ou em projetos futuros da PlayStation. A Sony pode ter feito isso apenas proteger os seus direitos sobre a tecnologia.

The Callisto Protocol aproveitará tecnologia do DualSense

Segundo Glen Schofield, CEO da Striking Distance Studios, The Callisto Protocol será compatível com os principais recursos do DualSense. O título utilizará o feedback tátil para expandir as sensações de horror e os gatilhos para tornar a ação ainda mais imersiva. Clique aqui para saber mais.