Notícias

FromSoftware não vai reduzir o nível de dificuldade dos seus jogos

Morrer, aprender, avançar e reiniciar o ciclo é o pilar fundamental para os games da FromSoftware

por André Custodio
FromSoftware não vai reduzir o nível de dificuldade dos seus jogos

Em entrevista concedida ao The New Yorker, Hidetaka Miyazaki deu mais detalhes sobre o processo criativo da FromSoftware e revelou o que ele pensa sobre a dificuldade de seus jogos. Segundo o fundador do Soulslike, seus títulos não deverão ter dificuldade reduzida e continuarão a contar com o aprendizado através do erro.

Com a chegada de Elden Ring, a dificuldade punitiva da FromSoftware voltou a ser o centro das atenções. Agora, os jogadores têm acesso a um mundo aberto vivo e repleto de caminhos, chefes e segredos, devendo lidar com o dobro de cuidado em relação às inúmeras ameaças nas Terras Intermédias.

E apesar de Miyazaki ter se comprometido a fazer um título mais acessível para os jogadores, tudo indica que o esquema de fracasso e superação para progredir deve continuar como pilar. Assim, a ideia de dar sentido à morte ensinaria ao público as alegrias de dominar as dificuldades.

elden ring fromsoftware
Captura de tela de Elden Ring

“Eu nunca fui um jogador muito habilidoso”, disse Miyazaki. “Eu morro muito. Assim, no meu trabalho, quero responder à pergunta: se a morte deve ser mais do que uma marca de fracasso, como lhe dou sentido? Como tornar a morte agradável? Eu me arrependo de quem sente que há muito o que superar em meus jogos. Eu só quero que o maior número possível de jogadores experimente a alegria que vem de superar as dificuldades.”

“Eu não diria que minha história de vida, para colocar em termos grandiosos, afetou a maneira como faço jogos”, completou. “Uma maneira mais precisa de olhar para isso é a resolução de problemas. Todos nós enfrentamos problemas em nossas vidas diárias. Encontrar respostas é sempre uma coisa satisfatória. Mas na vida, você sabe, não há muita coisa que nos dê esses sentimentos prontamente.”

Diferentemente de Sekiro, Dark Souls e Bloodborne, Elden Ring chega repleto de recursos mais acessíveis, como skills, montaria, áreas amplas de fuga e outros. Porém, isso não significa necessariamente facilidade, e jogadores deverão explorar meios de enfrentar cercos, inimigos gigantes e velozes, e cenários desafiadores.

bloodborne
Captura de tela de Bloodborne

“É uma pergunta interessante,” Miyazaki disse, quando questionado sobre reduzir a dificuldade em seus jogos. “Estamos sempre procurando melhorar, mas, especificamente em nossos jogos, a dificuldade é o que dá sentido à experiência. Portanto, não é algo que estamos dispostos a abandonar no momento. É a nossa identidade.”

“Quando estou jogando esses jogos, penso: é assim que eu gostaria de morrer – de uma maneira divertida ou interessante, ou que crie uma história que eu possa compartilhar”, concluiu. “Morte e renascimento, tentar e superar – queremos que esse ciclo seja agradável. Na vida, a morte é uma coisa horrível. No jogo, pode ser outra coisa.”

Elden Ring: o melhor lançamento da FromSoftware

De acordo com o GamesIndustry.biz, Elden Ring foi um dos lançamentos mais bem sucedidos de fevereiro no Reino Unido, desbancando Horizon Forbidden West. O título da FromSoftware obteve vendas 26% superiores em comparação às de Dark Souls 3 no mesmo período e atingiu marcas impressionantes para o estúdio. Clique aqui para saber mais!