Notícias

Frequência variável da CPU do PS5 oferece boa flexibilidade, diz dev

Marcin Makaj, da Moonwalls, expressou boas expectativas em relação ao PS5

por Vinícius Paráboa
Frequência variável da CPU do PS5 oferece boa flexibilidade, diz dev

O PS5 e o Xbox Series X ainda nem chegaram ao mercado, mas já atraem os olhos dos desenvolvedores de games, dados seus respectivos potenciais. E de acordo com um dev, o console da Sony está um pouco a frente por conter uma CPU com frequência variável, o que a tornaria mais “flexível”.

Em entrevista ao GamingBolt, o produtor da Moonwalls (desenvolvedora de Commander 85), Marcin Makaj, falou sobre a next-gen. Após deixar claro que não teve acesso aos devkits e que sua opinião é baseada nas apresentações da Sony e Microsoft, ele sugeriu uma ligeira vantagem ao PlayStation 5.

Ambos serão um grande passo para o desempenho da CPU. O Multi-Threading Simultâneo (SMT) pode fazer uma grande diferença – uma melhora na performance é sempre algo desejável, mas além da diferença na abordagem mais flexível do PS5, eu honestamente não vejo um vencedor claro aqui.

Makaj também comentou sobre a diferença em teraflops (12 para o Xbox Series X contra 10,28 para o PlayStation 5). Apesar da superioridade em números, o produtor crê em uma facilidade maior para criar jogos no console da empresa japonesa.

De acordo com minha experiência em desenvolver games para o Xbox One e PS4, normalmente eu tinha resultados melhores no PS4 e creio que isso seguirá nos consoles next-gen. Ter mais poder é sempre ótimo, já que abre possibilidades em termos de qualidade gráfica.

Mas como não teve acesso de fato ao console, a afirmação do desenvolver é passível de contestação. De qualquer forma, outros devs já demonstraram “simpatia” pelo PlayStation 5. Tim Sweeney (Epic Games) rasgou elogios ao SSD do videogame. Além dele, produtores da Ready at Dawn e da Breakfall também elogiaram bastante o trabalho feito pela Sony.

O PS5 e o Xbox Series X chegarão ao mercado no final de 2020.