Notícias

Franquia Metal Gear é “ferramenta de manipulação”, diz ministro russo

Político russo acredita na manipulação de pessoas, sobretudo jovens, por meio dos jogos da franquia

por Hugo Bastos
Franquia Metal Gear é

A saga Metal Gear é bastante conhecida por elementos como manipulação e controle. No entanto, para alguns essa história não é apenas ficção. O Ministro de Estado da Defesa russo Andrei Kartapolov acredita que a famosa franquia de Hideo Kojima está corrompendo os jovens americanos. A controversa declaração foi dada durante uma reunião parlamentar.

De forma direta, o estadista afirmou que a série visa manipular a consciência pública, especialmente os mais jovens, para se oporem ao governo russo. Kartapolov a acusa de encorajar atividades de protesto e insatisfação com as autoridades do país. Em outras palavras, a franquia seria uma manobra direcionada contra a própria Rússia.

Ele ainda acusa o governo dos Estados Unidos de contratar artistas, políticos e famosos russos não-tradicionais e abertamente hostis. Estas pessoas seriam usadas para, de acordo com o parlamentar, “desacreditar o estado civilizado, a ideologia cultural e identidade religiosa da Rússia”.

Alegações são exageradas?

No entanto, tais afirmações parecem, no mínimo, fora de esquadro. Primeiro, porque a franquia Metal Gear foi criada por uma empresa japonesa, a Konami. Depois, porque os jogos lançados fazem críticas a diversos governos, não somente ao russo.

É verdade que Metal Gear Solid 3: Snake Eater se passa exatamente no território soviético, durante o período da Guerra Fria. Por outro lado, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, tem foco total nos EUA. O jogo mostra um complô para controlar a sociedade americana, arquitetado por cidadãos do próprio governo.

Mesmo sem a opinião do parlamentar, o futuro da franquia é incerto. Metal Gear Survive não foi bem recebido pelo público e crítica, e a Konami parece ter “esquecido” de sua existência. Com a saída conturbada de Hideo Kojima da empresa, um próximo jogo da saga parece bem improvável.

Portanto, somente o futuro pode dizer o destino da série. Você gostaria de ver um novo Metal Gear?